15 de ago. de 2015

GLOSSÁRIO (Frango Colonial)



A
Abate – termo técnico que significa o processo de insensibilização, sangria, depena, evisceração e separação das partes da carcaça para consumo humano. É diferente de sacrifício, pois este não necessariamente destina o produto ao consumo humano.
Aditivo - pode apresentar vários significados, mas em geral, ao serem incorporados na ração, referem-se a substâncias adicionadas em pequenas quantidades para intensificar as propriedades desejáveis e (ou) eliminar as características indesejáveis da dieta. Podem ser classificados em: pró-nutrientes, coadjuvantes de fabricação e profiláticos
Agrovila - Aglomerado de residências no meio rural cujos moradores se ocupam de atividades agrícolas ou rurais.
Apanha - é o ato de pegar (apanhar) a ave e colocá-la dentro da caixa para transporte.
Armazenamento – ato de armazenar os produtos para formar estoque antes de enviar para o mercado.
B
Biosseguridade – conceito que inclui o isolamento e cuidados sanitários e profiláticos dos plantéis para evitar que se contaminem com organismos patogênicos.
C
Caipira – denominação atribuída a pessoas ou produtos oriundos do meio rural não modernizado e sem o uso de técnicas modernas de produção.
Cama - é todo o material distribuído em um aviário para servir de leito aos animais. Mais especificamente chama-se de cama de frango o material que, permanecendo no piso de uma instalação avícola, irá receber excreções, restos de ração e penas. O material mais comumente utilizado é a maravalha ou cepilho de madeira.
Campânula - equipamento côncavo utilizado no aquecimento das aves.
Círculo de proteção - é um círculo montado com chapas de compensados ou folhas metálicas, com altura de 0,40 a 0,60 m, cercando cada um deles, uma área de aproximadamente 7 m2 para 500 pintos. O círculo de proteção tem como função proteger os pintos de correntes de ar e limitar a área disponível aos mesmos, mantendo-os mais próximos da fonte de aquecimento, água e ração.
Colonial – originado na época do Brasil colônia de Portugal. Produzido na colônia – Produzido na propriedade dos colonos (imigrantes) que receberam uma gleba de 25 hectares, gleba essa referenciada como colônia de terra.
Compostagem - processo de degradação biológica da matéria orgânica sobre condições aeróbias, tendo como resultado um material, relativamente, estável denominado de composto.
Congelamento - ato de congelar o produto embalado para prolongar a vida útil durante o transporte e durante o tempo de exposição na prateleira no supermercado.
Cortina - pode ser de plástico especial trançado, lona ou PVC. Confeccionadas em fibras diversas, porosas, permitem a troca gasosa com o exterior, podendo funcionar apenas como quebra-vento, sem capacidade de isolamento térmico. Ela deve ser instalada nas laterais, pelo lado de fora, para evitar penetração de sol, chuva e controlar a ventilação no interior do aviário.
Cutículas – partes córneas da carcaça, principalmente unhas e bico.
D
Densidade de criação - quantidade de aves criadas por m2 de piso.
Depenagem – retirada das penas por meio mecânico (máquinas com dedos de borraçha chamadas depenadeiras).
Dieta - é a mistura equilibrada de ingredientes de modo a proporcionar nutrientes exigidos pelos animais para expressar o seu desempenho produtivo e reprodutivo.
E
Efluentes – água de lavagem dos produtos e das instalações e equipamentos podendo conter resíduos sólidos como vezes, partículas de gordura, penas, ossos, carne, produtos de higiene, que fluem para fora do abatedouro e necessitam destino adequado.
Energia da dieta - é o valor medido em termos de calorias de uma dieta, em geral expresso na forma metabolizável, ou seja, a energia absorvida da dieta nos processos bioquímicos do organismo animal, diminuída das perdas de energia nas fezes e urina.
Embalagem – envolvimento do produto final em filme protetor para evitar contaminação e perda de material.
Escaldagem – passagem da ave após a sangria pelo banho de água quente para soltar as penas e facilitar a depena.
Espera - tempo decorrido entre a chegada das aves ao abatedouro e o início do abate.
Evisceração - ato de retirada das vísceras (papo, estômago, intestinos, glândulas) da ave após a morte.
Exigência - é a quantidade de nutriente ou de energia em gramas ou calorias por dia ou, como porcentagem de uma dieta fornecida em determinada quantidade por dia, requerida para o animal manifestar seu desempenho e(ou) reprodução normais.
F
Fórmulas de ração - são os resultados dos cálculos executados para determinar a quantidade de cada ingrediente que compõem uma dieta.
Frango de corte - macho ou fêmea híbrido duplo resultante do cruzamento de galinhas de corte (matrizes) destinado à produção de carne com alto desempenho e abatido em idade jovem.
Frango de corte colonial - macho ou fêmea híbrido duplo resultante do cruzamento de galinhas de corte (matrizes) destinado à produção de carne com desempenho intermediário e abatido em idade tardia 85 dias.
G
Galinheiro móvel – pequena instalação coberta e cercada para contenção e proteção das aves, que fica instalada dentro dos piquetes, podendo ser trocada de local periodicamente para que as aves utilizem áreas não utilizadas dentro do piquete e descontaminar a área antiga pela atuação dos raios solares. Pode conter comedouro, bebedouro e puleiros no interior do galinheiro.
Gotejamento – retirada do excesso de água das carcaças pelo escorrimento e gotejamento quando penduradas na nória
Grãos – cereais e oleaginosas produzidos na propriedade agrícola que podem se tornar ingrediente para ração, por exemplo, o milho.
H
Híbrido - indivíduo produzido pelo cruzamento de pais de dois genótipos diferentes.
Higienização - limpeza, tornar propício à saúde. Compreende os procedimentos de limpeza e desinfecção do sistema de produção.
I
Ingrediente - se refere a matéria prima que compõe uma dieta e que contém um ou mais nutrientes e energia.
Insensibilização - ou atordoamento, que tem como finalidade o bem-estar da ave.
Inspeção – ato de verificar a conformidade do processo. Normalmente se inspeciona para ter certeza de que a ave abatida não esteja doente e que a sua carcaça tenha sido tratada de maneira a evitar que se contamine com fezes ou outras sujidades.
Inspeção Federal, Estadual ou Municipal – significa que o inspetor é ligado ao sistema federal ou Estadual ou Municipal.

L
Lavagem – retirada das sujidades aderidas a carcaça utilizando água corrente.
M
Manejo – conjunto de práticas sistemáticas e necessárias para a cria, recria e engorda do lote de frangos desde o alojamento com um dia de vida até o carregamento para o abatedouro.
Manejo pré-abate - processo que se inicia imediatamente após a fase criatória, com a retirada da ração, chegando até o abatedouoro.
N
Nutriente - é uma substancia presente na dieta e responsável por função bioquímica e fisiológica no animal.

P
Pendura - é o processo em que as aves são retiradas das caixas e penduradas pelas pernas em suportes (ganchos) ligados à nória.
Piquete - área cercada onde as galinhas tem acesso à pastagem e exercício, isoladas de outras espécies.
Plataforma de recepção - plataforma na entrada do abatedouro onde encostam os caminhões para fazer a descarga das caixas de aves vivas que serão abatidas.
Processamento – todos os processo por onde passa a ave dentro da indústria, desde o abate até o produto final.
Projeto – conjunto de planos e desenhos (plantas) técnicos que especificam todas as etapas do empreendimento, contendo análise prévia da estimativas de produção e rentabilidade.

R
Raça - população de indivíduos com características comuns que são transmitidas de geração para geração e permitem identificação e classificação dos mesmos.
Ração - é determinada quantidade de uma dieta fornecida aos animais na base diária.
Resfriamento – ato de baixar a temperatura das carcaças logo após a lavagem para evitar a proliferação de microorganismos.
Resíduos – partículas formadas no ato de abater, lavar, processar as aves, podem ser fezes, gordura, carne, ossos, cutículas, águas servidas.
S
Sangria - é a operação de abate. Na operação manual o operador corta as veias jugulares, com pouco ou nenhum contato com os ossos do pescoço.
Seleção - escolha dos melhores reprodutores para produzir a próxima geração.
Subprodutos – produtos de interesse secundário que resultam do abate dos frangos, tais como vísceras, sangue, pena.
Sustentabilidade - estado de equilíbrio social, econômico e ambiental em um sistema produtivo, que se perpetua no tempo, garantindo a existência deste para as presentes e futuras gerações.
V
Vazio das instalações - veja Vazio sanitário.
Vazio sanitário - termo comum que designa o período imediatamente após a limpeza e desinfecção do aviário em que esse permanece fechado, interditado sem a presença de animais até o início de um novo alojamento.





CANAL DE VÍDEOS AGRÍCOLAS

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E  VISITE NOSSO BLOG COM MAIS DE 300 VÍDEOS AGRÍCOLAS DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Nenhum comentário: