18 de ago de 2015

Glossário (FRANGO DE CORTE)


glossário
A
Acondicionamento térmico - ato ou efeito de dotar certa condição de temperatura ao animal.
Aditivo - pode apresentar vários significados, mas em geral, ao serem incorporados na ração, referem-se a substâncias adicionadas em pequenas quantidades para intensificar as propriedades desejáveis e (ou) eliminar as características indesejáveis da dieta. Podem ser classificados em: pró-nutrientes, coadjuvantes de fabricação e profiláticos
Amplitude térmica - diferença entre a temperatura máxima e mínima.
Anomalia - irregularidade, anormalidade.
Apanha - é o ato de pegar (apanhar) a ave e colocá-la dentro da caixa para transporte.
B
Bacia Hidrográfica - unidade territorial drenada parcial ou totalmente por um ou vários cursos d'água.
Balanço de Nutrientes - conceito utilizado para a utilização da cama, biofertilizante, compostos e outros resíduos como fertilizante agrícola o qual considera a quantidade de nutrientes fornecidos pelo resíduo, a quantidade de nutrientes disponível no solo e a exigência da cultura vegetal, sendo que a recomendação de adubação é feita de acordo com o balanço entre estes três fatores.
Biodigestão Anaeróbia - processo de degradação da matéria orgânica (camas e carcaças) realizado por microrganismos na ausência de oxigênio.
Biofertilizante - fertilizante orgânico constituído por macrominerais e microminerais essenciais ao desenvolvimento das culturas vegetais.
Biogás - é um dos produtos da degradação anaeróbia da matéria orgânica, constituído principalmente de metano e gás carbônico.
Boas práticas de fabricação - são o conjunto de regras a serem seguidas para fabricação de ração e que devem considerar o equilíbrio dos fatores exigência animal, bem estar animal, segurança do consumidor e proteção ambiental e dos operários
Boas Práticas de Produção - conjunto de medidas que envolvem as questões legais, ambientais, econômicas, de manejo e de segurança de produtos relacionadas aos sistemas de produção agropecuários para que estes se desenvolvam de forma harmônica entre todos os elos da cadeia.
C
Capacidade Suporte - capacidade que um ambiente apresenta, a partir de fluxos de entradas e saídas, de manter seu ponto de equilíbrio sem alteração das condições necessárias para manutenção da vida dependente deste.
Caducifólias - diz-se das plantas ou vegetações que não se mantém verdes durante o ano todo, perdendendo as folhas na estação seca ou no inverno.
Cama - é todo o material distribuído em um aviário para servir de leito aos animais. Mais especificamente chama-se de cama de frango o material que, permanecendo no piso de uma instalação avícola, irá receber excreções, restos de ração e penas. O material mais comumente utilizado é a maravalha ou cepilho de madeira.
Campânula - equipamento côncavo utilizado no aquecimento das aves.
Carregamento - é termo utilizado para a operação de carregar o caminhão com as caixas de frangos.
Chanfrada - cortada em ângulo ou de esguelha.
Círculo de proteção - é um círculo montado com chapas de compensados ou folhas metálicas, com altura de 0,40 a 0,60 m, cercando cada um deles, uma área de aproximadamente 7 m2 para 500 pintos. O círculo de proteção tem como função proteger os pintos de correntes de ar e limitar a área disponível aos mesmos, mantendo-os mais próximos da fonte de aquecimento, água e ração
Combustão - ação de queimar produzindo calor e luz.
Compostagem - processo de degradação biológica da matéria orgânica sobre condições aeróbias, tendo como resultado um material, relativamente, estável denominado de composto.
Composto - grupo de resíduos orgânicos ou uma mistura de resíduos orgânicos e substrato que sofreu processo de compostagem. Este material tem como principal aproveitamento sua utilização como fertilizante para o cultivo de culturas vegetais.
Convecção - processo de transferência de calor por meio de um fluido em movimento.
Cortina - pode ser de plástico especial trançado, lona ou PVC. Confeccionadas em fibras diversas, porosas, permitem a troca gasosa com o exterior, podendo funcionar apenas como quebra-vento, sem capacidade de isolamento térmico. Ela deve ser instalada nas laterais, pelo lado de fora, para evitar penetração de sol, chuva e controlar a ventilação no interior do aviário.
Cortina interna - tem as mesmas especificações da cortina, só que essa é instalada pelo lado de dentro do aviário.
D
Declinação - é o ângulo, entre o raio vetor do astro e o plano equatorial celeste; varia de 0 a 990, sendo considerada positiva quando o astro se encontra no Hemisfério Norte Celeste e negativa quando o astro se encontra no Hemisfério Sul Celeste.
Densidade de criação - quantidade de aves criadas por m2 de piso.
Dieta - é a mistura equilibrada de ingredientes de modo a proporcionar nutrientes exigidos pelos animais para expressar o seu desempenho produtivo e reprodutivo.
Digestibilidade - é o coeficiente de absorção de um nutriente, sendo em geral expresso como porcentagem do que foi retido em relação ao que foi ingerido.
Drogas - são substâncias veterinárias medicamentosas de qualquer natureza e que podem ser usadas terapêuticamente (tratamentos) ou profilaticamente (prevenção) visando manter a saúde dos animais.
E
Energia da dieta - é o valor medido em termos de calorias de uma dieta, em geral expresso na forma metabolizável, ou seja, a energia absorvida da dieta nos processos bioquímicos do organismo animal, diminuída das perdas de energia nas fezes e urina.
Energia radiante - energia que pode ser transmitida de um ponto a outro do espaço sem a presença de meios materiais, propagando-se como onda.
Espera - tempo decorrido entre a chegada das aves ao abatedouro e o início do abate.
Exigência - é a quantidade de nutriente ou de energia em gramas ou calorias por dia ou, como porcentagem de uma dieta fornecida em determinada quantidade por dia, requerida para o animal manifestar seu desempenho e(ou) reprodução normais.
Extrusão - é um processo industrial usado para modificar as propriedades físicas dos ingredientes ou da ração e que envolve a compressão controlada do material a ser extrusado sob alta pressão. Esse processo melhora a qualidade geral e a digestibilidade do material extrusado.
F
Fatores antinutricionais - são substâncias complexas presentes na dieta e que interferem negativamente no desempenho produtivo ou reprodutivo do animal.
Fórmulas de ração - são os resultados dos cálculos executados para determinar a quantidade de cada ingrediente que compõem uma dieta.
Frango de corte - macho ou fêmea híbrido duplo resultante do cruzamento de galinhas de corte (matrizes) destinado à produção de carne com alto desempenho e abatido em idade jovem.
G
Granulômetro - é o instrumento usado para medir o tamanho das partículas de um ingrediente para ração, por exemplo, o milho.
H
Herdabilidade - fração das diferenças fenotípicas que é de origem genética aditiva.
Heterose - Superioridade do indivíduo heterozigoto sobre qualquer homozigoto para uma determinada característica.
Híbrido - indivíduo produzido pelo cruzamento de pais de dois genótipos diferentes.
Higidez - estado de saúde, saudável.
Higienização - limpeza, tornar propício à saúde. Compreende os procedimentos de limpeza e desinfecção do sistema de produção.
I
Indicadores Ambientais - parâmetro ou valor calculado a partir de parâmetros, dando as indicações sobre ou descrevendo o estado de um fenômeno quantitativo e/ou qualitativo relacionado aos recursos naturais. Um indicador deve ter pertinência política e utilidade para os usuários, exatidão de análise e mensuralidade.
Ingrediente - se refere a matéria prima que compõe uma dieta e que contém um ou mais nutrientes e energia.
Insensibilização - ou atordoamento, que tem como finalidade o bem-estar da ave.
Isolamento térmico - característica física do material em conduzir a temperatura.
J
K
L
Lanternim - abertura na parte superior do telhado.
M
Manejo pré-abate - processo que se inicia imediatamente após a fase criatória, com a retirada da ração, chegando até o frigorífico.
Micotoxicose - é a alteração patológica e (ou) funcional no organismo animal, causada pela micotoxina (toxina dos fungos) ingerida na ração.
Micrômetro - é a medida de um milésimo de uma grama e usada para medir, com o auxilio do granulômetro, o tamanho das partículas.
Mureta - muro baixo, em geral para anteparo ou proteção.
N
Nutriente - é uma substancia presente na dieta e responsável por função bioquímica e fisiológica no animal.
O
P
Pé-direito - altura livre da instalação medida do piso ao teto.
Pedilúvio - recipiente com desinfetante para a desinfecção dos calçados colocado na porta dos aviários.
Peletização - é um processo industrial usado na fabricação de rações e que envolve a aglomeração dos ingredientes por compressão, o qual pode ser feito a frio ou com auxilio de vapor no condicionador da mistura a ser peletizada.
Pendura - é o processo em que as aves são retiradas das caixas e penduradas pelas pernas em suportes (ganchos) ligados à nória.
PPB - é a concentração representada por uma parte de uma dada substância em um bilhão de partes.
PPM - é a concentração representada por uma parte de uma dada substância em um milhão de partes.
Pressão estática - componente da pressão num fluido em movimento que se exerce sobre uma superfície que se move com o fluido.
Proteína ideal - é o conceito que regula a formulação de uma dieta em que os aminoácidos são supridos em quantidades mínimas, mas sem deficiência ou excesso de nenhum deles para as funções de crescimento ou de reprodução.
Pulverização - aplicação de líquidos em pequenas gotas.
Q
R
Raça - população de indivíduos com características comuns que são transmitidas de geração para geração e permitem identificação e classificação dos mesmos.
Ração - é determinada quantidade de uma dieta fornecida aos animais na base diária.
Radiação - energia eletromagnética que se propaga sob a forma de ondas.
Radiosidade - quantidade de energia radiante levada pela superfície por unidade de tempo e por unidade de área - emitida, refletida, transmitida e combinada.
Rodolúvio - recipiente com desinfetante para a desinfecção dos veículos colocado na entrada de acesso da granja.
S
Sangria - é a operação de abate. Na operação manual o operador corta as veias jugulares, com pouco ou nenhum contato com os ossos do pescoço.
Seleção - escolha dos melhores reprodutores para produzir a próxima geração.
Sotavento - o lado para onde vai o vento; bordo contrário àquele de onde sopra o vento.
Sustentabilidade - estado de equilíbrio social, econômico e ambiental em um sistema produtivo, que se perpetua no tempo, garantindo a existência deste para as presentes e futuras gerações.
T
Termostato - dispositivo utilizado para controle de temperatura.
U
V
Vazio das instalações - veja Vazio sanitário.
Vazio sanitário - termo comum que designa o período imediatamente após a limpeza e desinfecção do aviário em que esse permanece fechado, interditado sem a presença de animais até o início de um novo alojamento.


W
X
Y
Z
Zona de conforto - para determinada faixa de temperatura efetiva ambiental o animal mantém constante a temperatura corporal, com mínimo esforço dos mecanismos termorregulatórios.


Postar um comentário