8 de ago. de 2015

Receitas com Frango (Parte II)




Almôndega de frango

 Ingredientes:
2 fatias de pão de fôrma
3 colheres (sopa) de leite
400 g de filé de frango
1 ovo
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
óleo de soja para fritar
 Modo de Preparo: Descasque o pão de fôrma, pique-o e coloque no processador. Regue com o leite e reserve. Lave o filé de frango, pique-o e coloque no processador. Junte o ovo, o sal e a pimenta e bata até obter uma massa homogênea. Transfira para uma tigela e modele 20 almôndegas. Aqueça o óleo numa panela e frite as almôndegas, aos poucos, até dourar. Retire-as com uma escumadeira e coloque sobre toalha de papel.

Categoria:
Aves
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
25 min
Rendimento:
20 unidades

Almôndegas de frango ao creme


 Ingredientes:
1 peito médio de frango sem pele e sem osso picado
2 pães franceses sem casca
4 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
5 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média picada
2 colheres (chá) de colorau
1 tablete de caldo de galinha
2 colheres (sopa) de maisena
sal e pimenta-do-reino a gosto
 Modo de Preparo: Bata no processador o frango com o pão previamente hidratado em 4 colheres (sopa) de água fervente, a cebolinha, 3 colheres (sopa) de óleo, o sal e a pimenta-do-reino. Modele as almôndegas com a massa e reserve. Numa panela, refogue a cebola, o colorau e o caldo de galinha no óleo restante, mexendo de vez em quando. Junte 1 litro de água e, assim que ferver, coloque as almôndegas e deixe cozinhar por 15 minutos. Acerte o sal, se necessário, retire as almôndegas e reserve. Adicione na mesma panela a maisena dissolvida em um pouco de água e deixe cozinhar, sem parar de mexer, por 10 minutos, ou até encorpar. Retire do fogo, despeje o molho sobre as almôndegas e sirva-as em seguida, acompanhadas de inhame cozido.

Categoria:
Aves
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
50 minutos
Rendimento:
4 porções

Almôndegas de frango com favas e molho de tomate



 Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de fava seca
300 g de filé de peito de frango sem pele picado
1 cebola média picada
2 dentes de alho descascados
1 colher (chá) de especiarias em pó (canela, pimenta síria, cominho, semente de coentro)
2 colheres (sopa) óleo
1 alho-poró grande cortado em rodelas finas
400 g de tomate sem pele em conserva picado
1 colher (sopa) de orégano fresco
sal a gosto

 Modo de Preparo: Coloque as favas de molho numa tigela com 1/2 litro de água por 24 horas. No dia seguinte, preaqueça o forno à temperatura média (180ºC). Bata no processador as favas, o frango, a cebola, o alho, as especiarias e o sal, até obter uma pasta. Modele a massa em bolinhas de 4 cm de diâmetro cada uma e coloque-as numa assadeira. Unte as almôndegas com a metade do óleo e cubra a assadeira com papel-alumínio. Leve ao forno por 20 minutos, ou até as almôndegas ficarem cozidas. No final do cozimento, elimine o papel-alumínio para as almôndegas dourarem. Retire do forno. Numa panela, coloque o óleo restante e o alho-poró. Leve ao fogo e refogue até o alho-poró ficar "al dente". Junte os tomates, o orégano e o sal e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 2 minutos. Retire do fogo e sirva com as almôndegas.

Categoria:
Carnes
Esta receita:
é light
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
25 min + o tempo de forno
Rendimento:
16 unidades
Calorias:
100 cal por unidade

Arroz com lingüiça de frango e palmito


 Ingredientes:
500 g de lingüiça de frango cortada em rodelas
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
2 xícaras (chá) de arroz (340 g)
1 colher (chá) de sal
2 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
2 xícaras (chá) de palmito picado
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
2 ovos cozinhos picados
3 ramos de salsinha lavados e picados
 Modo de Preparo: Aqueça uma frigideira grande em fogo alto e doure a lingüiça. Reserve. Na mesma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar transparente. Junte o arroz e deixe-o fritar por cerca de 30 segundos, mexendo bem para envolvê-lo com o óleo. Acrescente 4 xícaras (chá) de água quente e sal. Cozinhe em fogo alto até ferver. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos ou até que a água seque. Tire a panela do fogo e deixe abafada por 5 minutos para terminar a cocção.Junte a lingüiça reservada, o tomate, o palmito, a azeitona, os ovos e a salsinha e misture bem. Sirva em seguida, acompanhado de salada verde.
Dicas:
Você pode levar o arroz ao forno, depois de misturar o ovo e a salsinha, passe para um refratário untado com margarina e polvilhe 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado. Leve ao forno médio, previamente aquecido, por cerca de 15 minutos ou até o queijo dourar.
Cortesia Josapar
Categoria:
Aves
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
20 min
Rendimento:
6 a 8 porções


Bolinho de frango com cebolinha verde


 Ingredientes:
500g de peito de frango moído
1 xícara (chá) de miolo de pão
1 envelopinho de açafrão em pó
4 colheres (sopa) de creme de leite
2 cebolas pequenas picadas
manteiga
1 maço pequeno de cebolinha verde
farinha de trigo
2 ovos
farinha de rosca
óleo
sal e pimenta-do-reino a gosto

 Modo de Preparo: Coloque o miolo de pão esmigalhado em uma tigela. Misture o açafrão com o creme de leite e despeje sobre o pão. Junte o frango e misture bem. Em uma frigideira, refogue a cebola em um pouco de manteiga, sem parar de mexer. Incorpore a mistura de frango, alguns ramos de cebolinha bem picados, sal e pimenta-do-reino. Retire do fogo. Molde os bolinhos levemente achatados, passe-os na farinha de trigo, nos ovos batidos e na farinha de rosca. Coloque em uma frigideira bastante manteiga com um pouco de óleo e aqueça até ficar espumando, mas não deixe aquecer demais. Junte os bolinhos e doure-os. Em seguida, reduza o fogo e prossiga o cozimento, por alguns minutos, girando-os uma vez durante o cozimento. Retire os bolinhos com uma escumadeira e coloque-os sobre toalha de papel para retirar o excesso de gordura. Polvilhe os bolinhos levemente com sal e sirva.

Categoria:
Acompanhamentos
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Média
Tempo de preparo:
40 min
Rendimento:
4 porções

Bolo de frango com legumes


 Ingredientes:
4 coxas e sobrecoxas de frango médias desossadas
1 cebola média picada
2 colheres (sopa) de óleo
2 abobrinhas médias picadas
1 pimentão vermelho médio picado
2 tomates médios sem sementes picados
sal a gosto

 Modo de Preparo: Preaqueça o forno à temperatura média (180ºC). Bata no processador o frango com a cebola, o óleo (reserve 2 colheres de chá) e o sal, até obter uma massa homogênea. Misture numa tigela a abobrinha, o pimentão, o tomate e o sal e reserve. Com o óleo reservado, unte uma assadeira para pão de fôrma, com capacidade para 1 litro. Reserve uma parte da massa de carne para cobrir e, com a massa restante, forre o fundo e as laterais da assadeira. Distribua o recheio de legumes e cubra com a massa reservada. Leve ao forno por 30 minutos, ou até a carne ficar cozida. Retire do forno, desenforme e sirva com espaguete com tomate.

Categoria:
Torta, pizzas e pães
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
15 min + o tempo de forno
Rendimento:
4 porções

Brochette de frango com ervas


 Ingredientes:
400 g de peito de frango
1 cálice de azeite de oliva
suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de manjerona, tomilho e estragão picados
2 fatias de pão italiano
2 laranjas
2 limões
200 g de pancetta defumada em fatias
sal e pimenta-do-reino a gosto

 Modo de Preparo: Lave o peito de frango, enxugue e corte-o em cubos de cerca de 3 cm de lado. Coloque-os numa tigela e regue com o azeite e o suco de limão. Adicione 1 colher (sopa) das ervas picadas, tempere levemente com sal e pimenta-do-reino e misture com uma colher para espalhar bem o tempero. Cubra e deixe marinar por pelo menos 20 minutos em local fresco. Enquanto isso, corte as fatisa de pão em cubos irregulares, toste levemente no forno e reserve. Corte 1 laranja e 1 limão em fatias de cerca de 1 cm de espessura e, em seguida, corte em pedaços menores. Envolva os cubos de frango na pancetta e distribua-os em 8 espetinhos, alternando com pedaços de pão e de laranja e limão. Coloque os espetinhos em uma assadeira forrada com papel-manteiga, polvilhe com uma pitada de pimenta-do-reino e leve ao grill do forno por 15 minutos, girando de vez em quando para dourar de modo uniforme. Corte a laranja e o limão restantes em fatias finas, distribua sobre uma travessa e polvilhe com as ervas aromáticas restantes e com 1 pitada de pimenta-do-reino. Coloque por cima os espetinhos e sirva a seguir. Se preferir, acompanhe com um vinagrete à base de azeite de oliva, mostarda, suco de limão e tomilho.

Categoria:
Aves
Cozinha:
Francesa
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Média
Tempo de preparo:
20 min + tempo de forno
Rendimento:
8 porções

Bucatini com molho de lingüiça de frango


 Ingredientes:
1/2 kg de lingüiça de frango
2 pimentões vermelhos médios
3 ramos de manjericão de folhas gigantes
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
2 xícaras (chá) de molho de tomate ou sugo de tomate caseiro
1/2 kg de bucatini
sal a gosto

 Modo de Preparo: Molho: lave a lingüiça, corte-a no sentido do comprimento, abra e elimine a pele. Separe os pedaços de carne dos pedaços de gordura e reserve. Lave os pimentões, retire os pedúnculos e parta-os ao meio. Elimine as sementes e os filamentos brancos e pique-os em pedaços pequenos. Lave o manjericão, separe somente as folhas e rasgue-as com as mãos. Reserve. Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite numa frigideira de fundo grosso, junte a gordura e a carne da lingüiça e frite, mexendo de vez em quando, até dourar. Adicione os pimentões e o alho e refogue até o pimentão murchar. Acrescente o vinagre, o sugo de tomate e o sal e reduza o fogo. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por 20 minutos, ou até o molho encorpar. Acerte o sal, misture o manjericão e cozinhe por mais 1 minuto. Retire do fogo. Enquanto isso, prepare a massa. Leve ao fogo uma panela grande com 5 litros de água e sal até ferver. Coloque a massa e cozinhe por 12 minutos, ou até ficar al dente. Retire do fogo e escorra a água. Distribua o bucatini nos pratos, cubra com o molho e sirva a seguir.

Categoria:
Grãos e Massas
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
1 hora
Rendimento:
6 porções

Coxa de frango recheada com cogumelo e tomate


 Ingredientes:
8 coxas de frango médias desossadas com pele
200 g de cogumelo paris picado em pedaços pequenos
1 tomate médio maduro sem sementes picado
2 xícaras (chá) de óleo para fritar
1/2 xícara (chá) de geléia de laranja
sal e cominho em pó a gosto

 Modo de Preparo: Misture numa tigela os cogumelos, o tomate, o sal e o cominho. Recheie as coxas de frango e prenda as extremidades com palito. Frite as coxas numa panela com o óleo bem quente até dourar de maneira uniforme. Retire do fogo e elimine os palitos das coxas de frango. Sirva com a geléia de laranja e purê de batata. Se preferir, decore com laranja.

Categoria:
Aves
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
35 min
Rendimento:
4 porções

Coxa de frango no gergelim


 Ingredientes:
8 coxas de frango (cerca de 1kg)
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de molho de soja
10 colheres (sopa) de iogurte natural
1 e 1/2 xícara (chá) de gergelim torrado
sal a gosto

 Modo de Preparo: Lave as coxas de frango e seque-as com toalha de papel. Reserve. Coloque em uma tigela o suco de limão, o molho de soja, o iogurte e o sal. Misture com um batedor manual e junte o frango. Cubra a tigela com filme plástico e deixe tomar gosto por 1 hora na geladeira. Em seguida, coloque o gergelim em um prato e empane as coxas de frango. Coloque-as em um refratário de 30cm X 21 cm, com as pontas dos ossos voltadas para o centro refratário. Leve ao forno de microondas, na potência alta, por 20 minutos, ou até a carne ficar macia. Retire do forno e sirva.

Categoria:
Aves
Esta receita:
usa microondas
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
30 min + 1 hora de descanso
Rendimento:
4 porções

Coxinha da asa de frango com cebola e tomate


 Ingredientes:
16 coxinhas da asa de frango
2 colheres (sopa) de molho de pimenta
5 colheres (sopa) de óleo
3 cebolas médias
4 tomates médios em rodelas
3 dentes de alho em lâminas
1 colher (chá) de açúcar
sal e tomilho a gosto

 Modo de Preparo: Tempere as coxinhas de frango com o molho de pimenta, 2 colheres (sopa) de óleo e o sal. Disponha-as no prato dourador do microondas. Leve ao forno de microondas, aperte a tecla brown e deixe por 20 minutos, ou até a carne ficar macia e levemente dourada. Na metade do tempo de cozimento, vire as co¬xinhas de frango. Retire do forno e reserve, mantendo-as aquecidas. Coloque numa assadeira refratária as cebolas em rodelas não muito finas, os tomates, o alho, 2 ramos de tomilho, o óleo restante, o açúcar e o sal. Cubra com papel-manteiga e leve ao forno de microondas, na potên¬cia máxima, por 5 minutos, ou até a cebola ficar macia. Retire do forno e sirva comas coxinhas de frango. Se preferir, decore com ramos de tomilho fresco.

Categoria:
Aves
Esta receita:
usa microondas
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
35 min
Rendimento:
4 porções

Coxinha de Frango Caipira


 Ingredientes:
Recheio
1kg de peito de frango caipira
300g de manteiga
50g de alho picado
100g de cebola
150g de catupiry
salsinha a gosto

Massa
1 maço de tomilho
1 maço de alecrim
2 tomates
4 tabletes de caldo de galinha caipira
300g de manteiga
300g de farinha de trigo
2l do caldo do frango

 Modo de Preparo: Recheio: cozinhe o frango inteiro com caldo de frango caipira juntamente com tomates e cebolas picadas, tomilho e alecrim. Após o cozimento, deixe o frango esfriar e use o mesmo caldo para fazer a massa. Desfie o frango e misture com sal, alho picado e salsinha. Em seguida, acrescente o catupiry. Massa: misture farinha de trigo com manteiga e acrescente o caldo que sobrou para dar o ponto da massa. Finalização: enrole a massa no recheio e coloce um palito na ponta. Frite em óleo ou gordura vegetal.

Categoria:
Acompanhamentos
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil

Coxinha de frango assada com farofa de abobrinha


 Ingredientes:
16 coxinhas médias de frango (coxinha da asa)
1/2 x´caras (chá) de suco de laranja
3 colheres (sopa) de suco de limão
7 colheres (sopa) de óleo
2 abobrinhas médias cortadas em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 xícara (chá) de farinha de mandioca
sal a gosto

 Modo de Preparo: Preaqueça o forno à temperatura média (180ºC). Lave as coxinhas, coloque numa tigela e junte os sucos de laranja e de limão, 3 colheres (sopa) de óleo e o sal. Disponha numa assadeira, leve ao forno e deixe por 1 hora e 30 minutos ou até as coxinhas dourarem, virando-as na metade do tempo. Retire do forno e reserve. Numa panela, refogue a abobrinha no óleo restante. Acrescente a salsinha, a farinha de mandioca e o sal. Cozinhe, sem parar de mexer, por 2 minutos e retire do fogo. Sirva com as coxinhas de frango e decore com salsinha.

Categoria:
Aves
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Frio
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
15 min.
Rendimento:
4 porções

Coxinha de frango com catupiry


 Ingredientes:
recheio
1 peito de frango sem a pele
1 cebola picada
1 xícara (chá) de salsinha picada
catupiry
sal e pimenta-do-reino a gosto

massa
2 tabletes de caldo de galinha
1/2 xícara (chá) de óleo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
farinha de rosca para empanar
óleo para fritura

 Modo de Preparo: Recheio: coloque o peito de frango para cozinhar em uma panela com água e sal. Retire, escorra e deixe esfriar. A seguir, desfie bem e tempere com a cebola, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino. Massa: leve ao fogo 3 xícaras (chá) de água, junte os tabletes de caldo de galinha e o óleo. Assim que ferver, adicione a farinha de trigo, de uma só vez, mexendo vigorosamente, e cozinhe até soltar da panela. Transfira a massa para uma superfície plana e amasse com o rolo de macarrão, até obter uma massa lisa. Pegue 1 porção de massa por vez e abra na mão, formando uma cavidade. Coloque 1 colher (chá) de catupiry (se for preparar coxinhas grandes, coloque 1 colher de sopa) e o recheio. Feche e molde a coxinha. Passe as coxinhas na farinha de rosca e frite em óleo bem quente (o óleo deve cobrir as coxinhas), até dourar uniformemente. Retire do fogo, escorra e coloque sobre papel toalha para retirar o excesso de óleo.

Categoria:
Lanches
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Média

Coxinha de frango com cheddar


 Ingredientes:

massa
500 g de peito de frango sem osso, cortado ao meio
1 cebola média picada
2 xícaras farinha de trigo peneirada
sal a gosto

recheio
2 colheres (sopa) de óleo de soja
1 dente de alho amassado
1/2 cebola média picada
1 tomate médio, sem pele, picado
1 colher (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1/2 xícara (chá) de queijo cheddar
leite e farinha de rosca para empanar
óleo para fritura

 Modo de Preparo: Massa: em uma panela, coloque o peito de frango, a cebola, o sal e 1 litro de água. Misture bem e leve ao fogo. Assim que fever, reduza o fogo, tampe parcialmente a panela e cozinhe por mais 40 minutos, ou até a carne ficar macia. Retire os pedaços de frango, deixe esfriar um pouco e desfie a carne. Reserve. Coe o caldo e coloque de volta na panela. Leve ao fogo e, assim que ferver, junte a farinha de trigo de uma vez só. Deixe amornar por 15 minutos. Recheio: aqueça o óleo em uma panela e refogue o alho e a cebola, mexendo de vez em quando, até dourar. Acrescente o frango desfiado, o tomate e o extrato de tomate e refogue por 5 minutos, ou até o tomate murchar. Por último, adicione a salsinha e acerte o sal. Retire do fogo, junte o cheddar e misture bem. Unte as mãos com óleo e forme bolinhas com a massa. Faça uma depressão no centro com os dedos. Coloque 2 colheres (sopa) do recheio em cada bolinha e feche-as no formato de coxinhas. Empane as coxinhas, passando-as primeiramente no leite e depois na farinha de rosca. Em uma frigideira grande, aqueça bem o óleo e frite as coxinhas por 20 minutos ou até dourar. Retire com uma escumadeira e coloque as coxinhas sobre papel toalha para retirar o excesso de óleo.

Categoria:
Lanches
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Morno
Dificuldade:
Média
Tempo de preparo:
2 horas e 10 min
Rendimento:
18 unidades


Crepe de quinua com frango ao creme de espinafre


 Ingredientes:

massa
3 copos de leite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de quinua real em flocos
6 ovos
2 colheres (sopa) de óleo de canola
1 colher (chá) de sal

recheio
2 peitos de frango
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de óleo de canola
1/3 de 1 maço de espinafre com os talos
2 xícaras (chá) de leite
3 colheres (sopa) de quinua real em flocos
sal a gosto

 Modo de Preparo: Massa: coloque no liquidi¬ficador o leite, a farinha de trigo, os flocos de quinua real, os ovos, o óleo de canola e o sal. Bata até obter uma massa lisa. Aqueça uma frigideira untada e coloque um pouco de massa, virando a frigideira em círculos, até a massa ficar bem distribuída. Leve ao fogo e quando soltar de um lado, vire e cozinhe do outro lado. Repita a operação até finalizar a massa. Reserve. Recheio: numa frigideira, doure a cebola no óleo. Junte o frango picado e temperado com sal. Quando a carne ficar branca, adicione o espinafre picado com o talo e refogue por 5 minutos. Em seguida, acrescente o leite e os flocos de quinua e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos, até obter um creme. Acerte o sal, se necessário. Recheie os crêpes com o frango ao creme de espinafre e sirva com molho de tomate. Se preferir, disponha os crêpes lado a lado numa assadeira refratária, regue com molho branco e leve ao forno.

Categoria:
Grãos e Massas
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Média
Rendimento:
6 porções

Croquete de frango defumado


 Ingredientes:
1/2 frango defumado médio desfiado ou em pedaços bem pequenos
1 batata média cozida e amassada
3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
2 ovos
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
2 xícaras (chá) de óleo para fritar
sal a gosto

Modo de Preparo:
Misture numa tigela o frango com a batata, o cheiro-verde, 1 ovo e o sal. Sove até ficar homogênea e modele 20 croquetes. Passe os croquetes no ovo restante batido e empane-os na farinha de rosca. Numa frigideira com o óleo bem quente, frite, aos poucos, os croquetes até dourar. Retire-os com uma escumadeira e disponha sobre toalha de papel. Sirva os croquetes como entrada, com salada de folhas, temperada com sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva. Acompanhe com geléia de pimenta.

Categoria:
Aves
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
40 min
Rendimento:
20 unidades


Cubos de frango ao creme com legumes


 Ingredientes:
2 coxas e sobrecoxas de frango médias
3 batatas médias
2 cenouras médias
2 pimentões verdes médios
1 cebola grande
3 ramos de alecrim
2 colheres (sopa) de óleo de soja
1 xícara (chá) de molho branco
sal e pimenta-do-reino moída grosseiramente a gosto

 Modo de Preparo: Lave as coxas e sobrecoxas, retire a pele e seque-as. Pique a carne em cubos médios e elimine os ossos. Reserve. Lave as batatas e as cenouras, descasque-as, pique em cubos médios e coloque-as numa panela com 1,5 litro de água. Leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos, ou até ficarem al dente. Retire do fogo, escorra a água, passe os legumes por água fria e reserve. Lave os pimentões, retire os pedúnculos e parta-os ao meio. Retire as sementes e as partes brancas internas. Lave-os novamente e corte em pedaços. Descasque a cebola, lave-a e pique em pedaços pequenos. Lave o alecrim, seque-o, separe somente as folhas e reserve. Aqueça o óleo numa frigideira funda de ferro, junte o frango e frite, mexendo de vez em quando, por 10 minutos, ou até dourar. Acrescente as batatas, as cenouras, os pimentões, a cebola, o alecrim, o sal e a pimenta-do-reino. Continue a refogar, mexendo de vez em quando, por 5 minutos, ou até os pimentões ficarem macios. Misture o molho branco e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 2 minutos. Acerte o sal e retire do fogo. Sirva na própria frigideira.

Dicas:
Molho branco
Numa panela, ferva 300 ml de leite. Retire do fogo e reserve. Em outra panela, derreta 1 colher (sopa) de margarina, em fogo baixo. Polvilhe 1 colher (sopa) de farinha de trigo e cozinhe, sem parar de mexer, por alguns segundos, ou até obter um roux branco (é aquele que o gosto da farinha desaparece sem alterar a cor). Retire do fogo e junte o leite, pouco a pouco, e sem parar de mexer. Volte a panela ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, por 3 minutos. ou até obter um molho branco de consistência fina. Retire do fogo. Se preferir, passe o molho por uma peneira. Rende 230 g.

Categoria:
Aves
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Quente
Dificuldade:
Fácil
Tempo de preparo:
55 min
Rendimento:
6 porções






Nenhum comentário: