28 de jul. de 2015

Produção de leite de Bufalos



A principal função do búfalo, em todos os países onde é explorado, é a de produzir leite do mais alto valor nutritivo.
Os bubalinos exibem produtividade leiteira economicamente superior aos zebuínos. Isto é, cada litro de leite é produzido a menor custo, não só por apresentar maior produção por vaca, maior número de fêmeas em lactação por ano, mas também por evidenciar, sobretudo, rusticidade extraordinária, aproveitando melhor forragens de inferior qualidade e resistindo às mais adversas condições climáticas.
Ainda vale ressaltar que, enquanto o gado bovino tem a sua capacidade de produtividade influenciada pela temperatura ambiente, o búfalo não sofre grande influência decorrente da ação desse agente climático.
Na espécie bubalina são consideradas como especializadas na produção de leite as raças: Murrah, Mediterrâneo e Nili. A produção média do rebanho nacional está em torno de 4,5 litros de leite diário por animal.
Um rebanho estudado no Vale do Paraíba mostrou período médio de lactação de 215 dias (sete meses). Neste mesmo rebanho, 80% da fêmeas apresentaram período de lactação entre 5 e 8 meses
Para que possa exteriorizar seu atributos leiteiros, é fundamental que a búfala esteja em bom estado nutricional, sanitário e em ambiente propício.

A interrupção da lactação deve ocorrer:


- com o intuíto de proporcionar um período de descanso à vaca, permitindo que esta se prepare para novo período de lactação;
- quando a produção diminui muito, inviabilizando economicamente a ordenha do animal;
- quando o bezerro atinge um estágio de desenvolvimento que permite sua desmana.
O leite bubalino apresenta uma riqueza extraordinária em seu valor nutritivo. A apreciação e valores, revela a superioridade do leite bubalino sobre o bovino. Essa notável superioridade é responsável pelo maior rendimento de leite bubalino na fabricação de laticínios. Assim, com 8 litros de leite de búfala se faz 1Kg de queijo; enquanto são necessários 12 litros de leite de vaca para a mesma finalidade.



Nenhum comentário: