4 de jun. de 2017

Criação de Gado Leiteiro (Resumo)



Este Agrodok fornece informação sobre os aspectos principais da criação de gado leiteiro nas regiões tropicais, como sejam a alimentação, seleção, cuidados de saúde, reprodução e registo. Este manual é dirigido a produtores agropecuários em pequena escala, que seguiram uma formação e que têm certo conhecimento de gado leiteiro. O segundo grupo-alvo é constituído por pessoal técnico, como sejam extensionistas e peritos de produção animal, que podem ajudar, como
assessores, os produtores agropecuários em pequena escala com planos de começar ou melhorar a produção leiteira.
Uma produção de 1500 até 3000 kg de leite por vaca por ano parece factível para produtores em pequena escala, que também é o nível de produção suposto para a temática deste livro. Uma combinação dum melhor maneio e uma melhoria genética do rebanho também pode contribuir para um aumento da produção de leite. Contudo, os produtores que têm apenas poucas vacas, com um intervalo prolongado entre os partos e uma mortalidade elevada de vitelos, terão poucas oportunidades para a seleção de bezerras de substituição. Para além disso, uma criação seletiva pode ser difícil, particularmente se a escolha de sêmen ou dos touros for limitada. Recomenda-se recorrer ao aconselhamento de peritos dum centro de reprodução animal, caso houver.
Este manual é o produto duma cooperação intensiva entre os três autores, que, conjuntamente, contam com mais de 100 anos de experiência na produção de leite e no desenvolvimento leiteiro na África, Ásia, Europa e América Latina. Gostaríamos de expressar os nossos sinceros agradecimentos a todos que participaram na produção deste Agrodok incluindo os homólogos que contribuíram com uma leitura crítica.
Aproveitamos também para agradecer em especial a Paul Snijders pelas suas contribuições para os Capítulos 2 e 3, e a Richard Burnie, que fez as ilustrações. 
Esperando que este Agrodok ajude os produtores a rentabilizarem a sua produção leiteira, gostaríamos de incentivar comentários, sugestões, acrescentamentos e críticas dos leitores. 


CLIQUE NA IMAGEM PARA FAZER A LEITURA OU DOWNLOAD














Nenhum comentário: