28 de nov. de 2017

Criação do Calafate - LONCHURA (PADDA) ORYZIVORA



O Calafate é originário das da ilhas indonésias como Java, Sumatra e Bornéo, costumam voar em bandos e são vistos como uma praga nas plantações de arroz. Seu nome científico significa "comedor de arroz". É chamado também de Pardal de Java ou Pada. O nome popular Calafate vem dos calfat, como eram chamados os marinheiros encarregados de vedar as juntas das embarcações, na função de calafetar o navio, normalmente com estopa para impedir a passagem de ar ou água.À sua semelhança, o Calafate faz seu ninho como se fosse uma bola oca e o fecha bem, de forma que sobre apenas uma pequena abertura para entrada de forma que a luz não se infiltre muito.

A Indonésia e suas ilhas pertenciam, desde o século 17, à Holanda, cujos marinheiros espalharam o Calafate pelo mundo. Na trilha de difusão da espécie começaram por Zanzibar, Ilhas Maurício, Santa Helena e continuaram pela Índia, Malásia e parte da China. Só em 1890 chegaram  à Europa, e na Suíça sua primeira criação amadora bem-sucedida foi realizada.

No Brasil, o Calafate está há mais de 40 anos. Vive e se desenvolve muito bem já que é uma ave de clima quente. Chegou aqui através de criadores brasileiros que foram buscá-lo na Europa e de marinheiros orientais que aportavam trazendo exemplares na bagagem.

Características

Possuem diversas variações de cores e penas sedosas. São ativos e curiosos e na natureza vivem em bandos. Sua coloração original é a cabeça preta e branca, com o restante do corpo em dois tons de cinza. Com os cruzamentos selecionados encontramos uma grande variedade de cores, incluindo pássaros inteiramente brancos.
Tamanho: Podem chegar a 15 cm.
Estas aves adaptam-se perfeitamente à vida num aviário misto. É possível adquirir casais destas aves, mas é aconselhável juntá-las em pequenos grupos.
Desde que exista espaço suficiente para todas as aves, não deve haver problemas. De um modo geral, não importunam outras espécies.

Confinamento

Em local protegido de ventos e chuvas, com bastante claridade. Viveiro: até 5 casais - 1,5 m (comprimento) x 1 x 1 com tela só na frente, coberto totalmente com telhas de barro.
A gaiola deve ser grande (mínimo de 70 cm de comprimento x 40 cm de largura e 30 cm de altura) para o casal e, se possível, possuir alguma planta ou camuflagem. Um ninho semelhante ao usado para Periquitos Australianos (20 x 20 x 20 cm) é recomendado. 
Os Calafates adoram banhar-se e esta atividade deve ser permitida diariamente para refrescá-los e deixar suas penas em boas condições. O banho relaciona-se também com o comportamento coletivo destes pássaros, pois quando um começa a banhar-se os outros o seguem. 
Mantê-los em local iluminado longe de correntes de ar e frio é muito importante já que são aves tropicais. Limpe sempre os recipientes de água e comida, bem como a gaiola. 

Reprodução

A identificação sexual pode ser feita pelo canto do macho, já que a fêmea não canta, é esta a forma mais segura para a distinção dos sexos, existe também o dimorfismo sexual, no macho adulto o bico ocupa uma área maior na face e tem o anel em volta dos olhos mais vermelho, mas este tipo de identificação requer um pouco de experiência com a espécie
Início de março até final de outubro. Botam de 4 a 10 ovos que eclodem após 14 a 18 dias. Os filhotes são separados dos pais aos 40 dias, quando se inicia uma. Os calafates são grandes criadores, cuidam dos filhotes como poucos pássaros e reproduzem com muita facilidade. São pássaros que não devem ser misturados com outras espécies, por serem muito agressivos, mas podem ser criados em colônias sem problemas. Para que façam o ninho deve-se fornecer farto material, como grama japonesa, sisal, grama preta ou capim barba de bode que é o preferido deles.
Tipos de calafate


O Calafate, cujo nome científico é Lonchura oryzivora, pertence a família Estrildidae e em inglês é chamado de Java sparrow. Ele é popularmente conhecido como Pardal-de-Java e Pássaro-do-Arroz. São pássaros pequenos, bonitos e tranquilos, fazendo com que o adorável Calafate seja muito popular em gaiolas e aviários por muitos anos. Por serem aves que não necessitam de contato físico com os donos, ao contrario de uma Calopsita por exemplo, eles são muitas vezes procurados como opções maravilhosas para proprietários de aves que sejam muito jovens ou idosos.

O pássaro Calafate é uma ave originária das ilhas de Java, Bali e, provavelmente, Madura, na Indonésia. Posteriormente foram amplamente introduzidos em muitas partes do mundo, tornando-se “nativos” destas regiões. Antigamente, era difundido e abundante na sua região natal, mas os números caíram desastrosamente. O Calafate pode ser difícil de ser encontrado, principalmente em Java. As populações selvagens (na Indonésia, pelo menos) também aparentemente estão caindo rapidamente.

Características físicas do Calafate
Os Calafates são aves pequenas, com média de 12 a 15 centímetros de comprimento do bico à ponta dos penas da cauda. Por causa de seu pequeno tamanho, eles tornaram-se aves de estimação muito populares entre aqueles que não têm espaço suficiente para abrigar uma grande espécie de ave.
Eles têm bicos impressionantes, que parecem poder fazer alguns danos sérios, no entanto, os Calafates são inofensivos. Os machos e as fêmeas de Calafate são praticamente idênticos na aparência. Há uma série de maneiras de distinguir entre machos e fêmeas. Os machos, por exemplo, normalmente vão cantar e executar uma dança característica.
A melhor maneira de diferenciar o sexo dos Calafates é olhando o macho na época de reprodução, neste caso, o cúlmen (parte superior do bico, em especial quando o bico se encontra com a cabeça) fica com um inchamento bem aparente. A cor da região vai ficar num tom de vermelho vivo nos machos, além disso o anel ao redor dos olhos também ficará mais forte nos machos do que nas fêmeas, contudo o bico é mais fácil de perceber.
Diferenças do Calafate Macho e Fêmea
Normalmente o Pardal de Java têm costas cinzentas, cabeça e penas da cauda pretos, tórax de barrigas num tom cinzento-canela, e grandes manchas brancas em suas bochechas. Algumas pessoas dizem que eles se parecem com pinguins em miniatura. Eles têm bicos laranja-avermelhado brilhantes e pele cor de laranja em suas pernas e pés.
Outra característica distintiva do Calafate é o fino anel laranja ao redor de seus olhos. Os machos e as fêmeas da espécie apresentam a mesma coloração em sua plumagem. Existem várias mutações de cor disponíveis no comércio de animais.
Quando adequadamente tratados em cativeiro, o Pardal de Java podem viver até 10 anos. É claro que existem alguns relatos de pássaros que tem vivido por mais tempo.
A Alimentação do Calafate
Estes pássaros se tornaram famosos por comerem basicamente arroz quando estão soltos na natureza. Em cativeiro ele prefere comer uma boa mistura de sementes de alta qualidade. Muitos proprietários relatam sucesso alimentá-los com misturas de sementes que são vendidos para Periquito-Australiano. Para uma alimentação equilibrada, a alimentação do Calafate deve ser complementada com itens como frutas, legumes e verduras frescas.
Criando e reproduzindo o Calafate
O Calafate reproduz melhor quando estão em uma colônia, onde os pássaros prontamente podem estimular um ao outro para se reproduzir. O macho vai carregar pedaços de palha para o ninho antes de realizar a dança do acasalamento para a fêmea. Ele, muitas vezes, curva-se diante dela, estala seu bico, e salta no poleiro para exibir-se para a fêmea.
Alguns machos podem não cantar durante a exposição para a fêmea. Fêmeas receptivas irão solicitar a cópula ficando abaixada no poleiro e tremendo o rabo. Uma pequena briga pode ocorrer após o acasalamento. A fêmea de Calafate irão botar de 4 a 6 ovos, que irão nascer após 15 a 16 dias, estando os filhotes prontos para serem separados dos pais após os 35 dias de vida.
Você deve colocar caixas ninho do tamanho usado pelos Periquitos Australianos, e material de construção grosso, como a fibra de coco ou capim seco. Os casais podem construir um ninho volumoso e redondo, feito de grama e fibra, com uma entrada lateral. Alguns casais podem revestir o interior do ninho com penas.
Ambas as aves irão incubar os ovos durante o dia, mas só a fêmea incuba durante a noite. Após o nascimento dos filhotes, forneça alimentos de forma abundante, especialmente ovo cozido ou farinhada a base de ovo, e até mesmo larvas de tenébrio. Os filhotes irão dormir no ninho até que eles estejam prontos para serem separados.
Comportamentos sociais do Calafate
Eles são pássaros sociais, mas são muito tímidos para ter uma verdadeira interação humana direta. Em vez disso, eles são mais indicados para serem criados em casais ou em pequenos bandos dentro de uma gaiola espaçosa ou num aviário. Se você está pensando em comprar um Pardal de Java, seria ideal que você pudesse ter, pelo menos, dois ou até mesmo três. Estas aves não podem ser mantidas isoladamente ou irão ficar muito deprimidas, sem ter outro passarinho para lhes fazer companhia!
Atividades para o Calafate
O Calafate, como a maioria das espécies de tentilhões, são pássaros pequenos e extremamente ativos, que parecem ter quantidades infinitas de energia. Devido a isso, e porque eles não gostam da manipulação humana, eles devem ter a disposição uma gaiola de voo que seja alta, para que eles tenham espaço para voar, brincar, escalar, saltar, e fazer exercícios físicos. Estas aves são animais de estimação ideais para pessoas que não têm tempo suficiente para se relacionar e interagir com um papagaio ou outro pássaro, porque não é necessário que o retire da gaiola para brincar.
Potenciais problemas na criação de Calafate
Se você está interessado em manter o Pardal de Java como animal de estimação, é importante fazer uma boa pesquisa, tanto quanto possível, e aprender tudo o que puder sobre esses passarinhos, e ler este guia já é um ótimo sinal. Eles são conhecidos por serem uma espécie muito resistente e raramente adoecem, se cuidadas adequadamente. Se você estiver empenhado em oferecer os melhores cuidados possíveis aos seus Pardais de Java, certamente será recompensado com animais de estimação saudáveis e felizes, que serão muito divertidos de assistir e ouvir.
Aonde comprar Calafate
Antes de trazer para casa um casal ou um pequeno bando de Calafates, converse com criadores locais e reunir suas dicas sobre como fornecer o melhor ambiente em casa para estas aves. Você pode até considerar juntar o seu clube sociedade avicultura ou aves locais para que você possa aprender com as experiências dos outros membros.

Nenhum comentário: