6 de fev. de 2018

Criação do Papagaio Ecletus (Eclectus roratus)



Características
Considerado um dos mais belos papagaios existentes, esta é a única ave no mundo que a fêmea é mais bonita que o macho, sendo uma das espécies que apresentam dimorfismo sexual que diferenciam machos e fêmeas.



Machos: Sua plumagem em geral é verde escura, a cabeça é ligeiramente amarelada, os lados do corpo e debaixo das asas é vermelho, a região coberta pelo rabo é verde amarelada, a dobra da asa é azul, as penas externas das asas são azuis escuras com bordo estreito de cor verde, as penas centrais do rabo são verdes com as pontas amarelas esverdeadas, as penas externas do rabo vão do verde escuro ao azul escuro e as pontas têm um bordo estreito branco amarelado, o lado inferior do rabo é escuro e também com um bordo estreito branco amarelado, a parte superior do bico é avermelhada com a ponta amarela e a parte debaixo é escura, sua íris vai do amarelo ao laranja e os pés são cinzas escuros.



Fêmeas: Sua plumagem em geral é vermelho escuro, as costas e as asas são vermelhas acastanhadas, o abdômen, os lados do corpo, a parte mais baixa do peito, a faixa larga que cruza o pescoço e na nuca são azuis violetas, ocasionalmente a parte superior do peito também pode ser azul violeta, a dobra e a extremidade da asa também são azuis violetas, porém de cor mais forte, debaixo da asa é azul violeta escuro, as penas primárias e as secundarias são azuis escuras, a região coberta pelo rabo é vermelha, os pássaros de Ceram possuem uma cor amarelada nas pontas da região coberta pelo rabo, a parte de cima do rabo é vermelha com um bordo amarelo alaranjado muito tênue, o lado inferior é vermelho alaranjado com o centro escuro e um bordo amarelado, o bico é preto, sua íris é amarelada e os pés cinzas escuros.

Tamanho : 35 a 42 cm.
Peso: 350 a 600 gr.

Alimentação
Pode ser fornecida ração extrusada com bastante fruta,principalmente maracujá e também uma mistura balanceada de sementes com no maximo 25% de girassol , pois estas aves tendem a engordarem com muita facilidade.

Reprodução
Na natureza, fazem ninhos principalmente em árvores altas, mortas ou palmeiras na extremidade da floresta, normalmente de 14 a 25 m de altura. Postura de 02 ovos normalmente, raramente 03, podendo fazer até 04 posturas ano. O tempo de incubação pode variar de 28 a 30 dias, os filhotes saem do ninho após 70 – 80 dias e continuam sendo alimentados pelos pais.


Nenhum comentário: