28 de fev. de 2018

Criação do Periquito Inglês (MELOPSITTACUS UNDULATUS)



Características

O Periquito inglês é o Periquito australiano com características mais trabalhadas.

Ele pode ter porte pequeno, médio e grande, mas o que interessa mais neste aspecto é possuir um excelente padrão e com todas as características desejadas.

Os periquitos ingleses padrão antigo, são periquitos que possuem suas características equiparadas aos periquitos criados na década de 80 e 90,  ou seja, possuem penas curtas, máscara curta, a cabeça com pequeno volume de penas e armando para cima. Vale lembrar que mesmo sendo padrão antigo, pode ser enorme e possuir uma excelente postura no poleiro, mas dentre as características buscadas no padrão moderno, este periquito deixa muito a desejar ou deverá ser trabalhado no decorrer dos anos.

Já o periquito padrão moderno, possui penas longas e um excelente direcionamento de penas, sem falar na textura das penas que se apresentam bastante macias. Deve ter também, máscara profunda, grande quantidade de penas ao lado do bico, cabeça bem limpa e com penas direcionadas, deverá ter uma boa postura no poleiro dentre várias outras características.

Alimentação 

Pode ser usado 40% alpiste, 40% painço e 20% de aveia. 
Pode se oferecer também em dias alternados milho verde, cenoura e beterraba, claro que sempre muito bem lavados e higienizados.
Diariamente pode ser oferecido uma farinhada caseira contendo cereais, proteínas, além de Calcio, Vitamina E e Ferro, para evitar anemias e fortalecer o sistema imunológico.



Confinamento

O recomendado para o tamanho das gaiolas é de 80 cm de comprimento por 45 cm de altura e 36 cm de profundidade, podendo ser utilizadas gaiolas menores dependendo da disponibilidade de espaço, mas nada muito menor que essas medidas já cidatas acima.

Ninhos: Os ninhos devem ser de tamanho maior do que os encontrados nas casas de aves, pois são pequenos e desconfortáveis para os periquitos de linhagem inglesa. Os que são utilizados como padrão tem as medidas de 32cm de comprimento, 18 cm de altura, 18,5 cm de profundidade.



Reprodução 

O acasalamento não deve ser feito em colônias pois além de não conseguir identificar a paternidade, não poderá confeccionar o pedgree e rapidamente a linhagem estará toda degenerada. Os casais devem ser colocados individualmente, para controlar a paternidade e o pedgree.

De 15 a 20 dias depois do acasalamento, há a postura do primeiro ovo, sendo que os ovos são postos em dias alternados, uma média de 6 ovos por postura, o período de incubação é de 18 dias.
Após o nascimento dos filhotes, deve-se esperar em média 10 dias para anilha-los, e com 1 mês de vida, eles deixam os ninhos e logo já se alimentam sozinhos, com 40 dias eles já podem ser separados dos pais.


Nenhum comentário: