28 de mar. de 2018

Criação de Rosela (PLATYCERCUS)



História
A lenda diz que foram os primeiros colonos que encontraram a Rosella Oriental na Colina de Rosa, agora, subúrbio de Sydney – Austrália. Eles então chamaram-na de “Rosa Hiller” que eventualmente passou a se chamar “Rosella”

Uma segunda história conta que o nome é derivado de “Rosetta”, primeiro nome da esposa de George Fife Angas, um colono na Austrália, mas ele esqueceu de cruzar os T’s dele (deixando parecer com L’s), consequentemente “Rosella”

Características
Uma rosella é uma de 5 entre 8 espécies de papagaios australianos coloridos do gênero Platycercus. Platycercus quer dizer "largo - " ou "rabo avantajado", refletindo uma característica comum às rosellas e outros membros da subfamília de papagaio de rabo largo. 

Tamanho: De 25 a 38 cm.

Rosellas são nativos da Austrália e de algumas ilhas próximas onde habitam em florestas, bosques, terras agrícolas, parques suburbanos e jardins. Eles são limitados às montanhas litorais e planícies e estão ausente de áreas remotas ou áridas. Populações introduzidas também se estabeleceram na Nova Zelândia e Ilha de Norfolk.

Por causa da plumagem notavelmente colorida, várias espécies são amplamente mantidas como pets.

Eles podem viver por mais de 20 anos 

Confinamento
Todos têm uma reputação de ser agressiva em cativeiro, portanto, é recomendado que sejam mantidos separados dos outros pássaros, melhor ter apenas um pássaro por gaiola.

Reprodução
Rosellas em geral são pássaros fáceis de reproduzir

Os filhotes são incubados por cerca de 21 dias pela fêmea. O macho alimenta a fêmea durante algum tempo enquanto ocorre a incubação
Após 5 semanas o filhote já pode ser separado dos pais.

Alimentação
Sua dieta inclui sementes, frutas e vegetais.
Frutas: Maçã, pêra e uva
Vegetais: Alface e beterraba

Variações
Western Rosella

26 cm de comprimento , a menor Rosella . O macho é principalmente vermelho com manchas amarelas na bochecha , alcatra verde , e uma cauda verde escuro. A fêmea é mais maçante , com uma cabeça principalmente verde, testa avermelhada , as cores de penas diferem entre duas subespécies. A íris é marrom escuro .

Crimson Rosella

36 cm de comprimento, as cores predominantes são azul com tom puxado para o roxo e vermelho.

Green Rosella

37 cm de comprimento, a maior Rosella . Ele tem uma cabeça e peito amarelos com as bochechas azuis e uma faixa frontal vermelho acima do bico . As penas nas costas e interiores das asas são pretas com linhas verdes em suas pontas, e as penas das asas exteriores são azul e verde. 

Pale-headed Rosella

30 cm de comprimento, na maior parte coberta em azul , exceto a  parte superior da cabeça, que são creme, amarelo, a cauda é azul, preto e verde, e uma área ao redor da cauda é vermelho.

Eastern Rosella

30 cm de comprimento. Cabeça vermelha e bochechas brancas. A parte superior do peito é vermelha e parte inferior é amarela, algumas penas verde claro sobre o abdome . As penas das costas e ombros são negros, e têm margens amarelada ou esverdeada. As asas e penas da cauda laterais são azuladas, enquanto a cauda é verde escuro.

Northern Rosella

28 cm de comprimento, testa, coroa e nuca são na cor preta , com bochechas brancas e azul . A parte de trás e da asa penas tem bordas azuis, enquanto as penas da barriga, peito e nádegas são amarelas com bordas pretas dando origem a uma aparência recortada pálida , cauda é verde azulado. O bico é cinza pálido.

Nenhum comentário: