20 de abr. de 2018

Criação do Tecelão (PLOCEUS MELANOCEPHALUS)



História
O tecelão-de-cabeça-preta (Ploceus melanocephalus) é uma ave da família Passeridae. O macho caracteriza-se pela plumagem amarela, que contrasta com a cabeça preta.

Esta ave distribui-se pelo continente africano. Em Portugal foi introduzida como ave de gaiola, tendo posteriormente estabelecido populações em estado selvagem, geralmente em zonas húmidas com abundante vegetação palustre.



Caracteristicas
Tem cerca de 20,5 centímetros. 

É delgado, de cauda longa, negra. Tem uropígio e coberteiras superiores médias das asas amarelas cor de enxofre.

Seu bico é cinzento-azulado claro, a íris é branca ou pardo clara.

Possui uma voz nasal: “quä-ä”.

Canto melodioso, de grande beleza, timbre lembrando o Corrupião, p.ex. “dü, düliö-di di”, repetido sem pressa.

Reprodução

Constrói um ninho de bolsa, com crina vegetal preta, tecido com a precisão de uma máquina, o ninho tem 58 centímetros de comprimento.

Gera, em média, 2 ninhadas por estação, com 3 ovos cada uma.

Nome cientifico -(Ploceus melanocephalus) 

Reprodução –como a maioria dos tecelões estes também são muito exigentes na criação, para se conseguir obter bons resultados e conseguir criar estas aves é essencial um viveiro com grandes dimensões, com arbustos e pequenos molhos de canas que se possa por no viveiro na tentativa de imitar um canavial, os machos fazem os seus ninhos nesses canaviais escondidos, ou pendurados a pequenos ramos, assim o macho consegue atrair as fêmeas com a sua construção, tentando sempre atrair o maior numero de fêmeas, estes machos são polígamos por isso devemos sempre manter mais fêmeas que machos no viveiro, por norma de 2 a 6 para cada macho. Após a femea escolher o ninho, feito por o macho vai fazer a postura de 2 a 3 ovos, que serão incubados por 12 a 14 dias. Alimentação –a alimentação destas aves é á base de mistura para exóticos africanos, gostam muito de fruta como por exemplo maçã e pêra, indispensável o grit como em todas as aves, e na época de reprodução para obter bons resultados é também indispensável o alimento vivo como o tenébrio e outros insectos que tenha-mos possibilidade de fornecer. 

FÊMEA


Descrição - É uma ave com cerca de 13 a 16cm, sociável com aves da mesma espécie ou com outras aves, apesar de serem muito agressivos na altura de criação, podendo vir a matar espécies mais pequenas que habitem o mesmo viveiro. 
Distinção - A distinção desta ave na altura de reprodução é muito fácil, pois o macho possui uma cor amarelo vivo e a cabeça preta, já a fêmea apresenta uma tonalidade mais escura. Fora da época de reprodução os machos apresentam a mesma coloração das fêmeas. 

Zona de distribuição – esta ave é originária de África, pode ser encontrada em zonas húmidas como rios, lagoas e pequenos riachos, tendo sido registadas também algumas populações já bem definidas em Portugal.


Nenhum comentário: