9 de jun. de 2018

Gestão da Água na Suinocultura



Mais um fantástico trabalho que a EMBRAPA nos oferece e que orgulhosamente nosso BLOG divulga.

Um trabalho essencial para os profissionais da área, (produtores, técnicos, professores e afins)

A partir de 2010, a Embrapa Suínos e Aves, o Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados (Sindicarne/SC), a Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEA-UFSC), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) decidiram formalizar uma parceria para atualizar os parâmetros de consumo de água e produção de dejetos na suinocultura. O objetivo principal desta parceria foi o estudo da gestão da água e do manejo de dejetos nas propriedades produtoras de suínos. Outra intenção foi a atualização dos valores de referência para estes parâmetros, de modo a servirem de base para o processo de atualização da Instrução Normativa (IN-11), dispositivo legal utilizado pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) no licenciamento ambiental de propriedades suinícolas.
Dessa experiência bem sucedida surgiu a oportunidade de reunir os principais atores envolvidos com a produção de suínos em Santa Catarina e editar um documento que sugerisse a técnicos e produtores o que fazer para utilizar de modo sustentável a água. Esta publicação é a materialização desta convergência de interesses. De forma inédita, buscou-se concentrar em um
único documento todos os itens que impactam a gestão da água. O texto
enfatiza a descrição de procedimentos, aponta sugestões que interferem na gestão da água e deixa claro os prejuízos que o produtor registra quando não combate o desperdício.
São notórios os avanços dos últimos anos na relação entre suinocultura e meio ambiente. Todos concordam, no entanto, que ainda há um bom caminho a percorrer. Como fica claro no decorrer deste documento, o aprimoramento dos avanços ambientais já conquistados passa pela melhoria da gestão da água dentro da propriedade. É na água, por exemplo, que começa boa parte dos problemas relacionados aos subprodutos e resíduos da produção. É com foco neste desafio que este documento se coloca à disposição de quem vive diariamente a suinocultura.

O Prosa Rural desta semana traz informações especiais para quem é suinocultor, pois aborda a gestão da água na suinocultura. Quem acompanhar o programa vai saber que hoje em dia é possível criar porcos, e muito bem, com muito menos água do que antigamente. E mais: o pesquisador Paulo Armando de Oliveira, da Embrapa Suínos e Aves, dá dicas sobre o bom uso da água e explica quais são os resultados dessa prática, entre outros, ganhos imediatos para o meio ambiente, para os animais e também para o bolso do produtor.







Nenhum comentário: