25 de ago. de 2018

Principais Raças Ovinas do Brasil



A produção nacional de ovinos se concentra principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia e Piauí

A criação de ovelhas é um mercado promissor no Brasil. De acordo com o pesquisador Octávio Morais, da área de melhoramento genético da Embrapa Ovinos e Caprinos, o custo de produção desse segmento é menor e o manejo é mais simples em comparação com outras criações agropecuárias. Além disso, a criação das ovelhas permite diversificar os negócios, já que se pode produzir lã, carne e leite. 

Leia mais: dicas de manejo de cordeiros.   Para avançar, esse segmento precisa aumentar a produção e fortalecer o mercado consumidor. Segundo Morais, o consumo brasileiro da carne de ovinos é modesto, com uma média de 700 gramas a 1 quilo por pessoa ao ano. Mas, segundo o pesquisador, esse cenário pode mudar. 

Leia mais: consórcio milho e capim-massai garante silagem com menor custo para ovinos.   “Os ovinos dão retorno muito rápido e são muito eficientes tanto em produção por área, quanto na adaptação a ambientes impróprios para a agricultura”, afirma o pesquisador. Conheça as principais raças de ovinos que se destacam no Brasil.   

Ovinos dorper 1- Dorper A criação da raça de ovinos dorper é principalmente para a produção de carne. É conhecida pela alta taxa de reprodução e pela carcaça de qualidade. Por ter uma camada de lã fina, apresenta boa adaptação em regiões quentes como o Nordeste. O ganho de peso por dia é considerado grande, uma média de 190 a 330 gramas.       

Ovinos Ile de France 2 – Ile de france A criação da raça de origem francesa é principalmente para a produção de carne. Em geral, 60% da produção do rebanho são para carne e 40% para lã. Também é conhecida como um animal prolífero, atingindo médias de nascimentos de 160%. O carneiro adulto pode atingir de 110 a 160 quilos e as ovelhas atingem cerca de 80 quilos. O Estado que mais produz a raça no Brasil é o Rio Grande do Sul.    

 Ovinos lacaune 3 – Lacaune A ovelha lacaune é muito conhecida pela produção de leite, com o qual se fabricam queijos e outros derivados, e pela qualidade da carne proveniente de seus cordeiros. A produção de lã é um pouco inferior em relação a outras raças, a média é de 2,5 quilos por carneiro. O peso médio das ovelhas adultas é de 70 a 80 quilos e dos machos é de 95 a 100 quilos.       

Ovino merino australiano 4 – Merino australiano O ovino merino australiano é caracterizado pela produção de lã fina de qualidade e alto valor industrial. É conhecida pelo bom desenvolvimento corporal, pelo aspecto nobre e por se adaptar a regiões de clima seco. O velo das ovelhas de plantel varia de 5 a 6 quilos, sendo que as do rebanho geral podem atingir 4 quilos ou mais.       

Ovinos morada nova 5 – Morada nova A raça morada nova também foi desenvolvida no Nordeste brasileiro e tem boa adaptabilidade para regiões áridas. O animal não produz lã, o rendimento da criação é por conta da carne de qualidade e do teor proteico. Os machos tem uma média de peso entre 40 e 60 quilos e as fêmeas de 30 a 50 quilos.       

Ovinos santa inês 6 – Santa inês É uma raça desenvolvida no nordeste brasileiro, resultado do cruzamento intercorrente das raças bergamacia, morada nova, somalis e outros ovinos sem raça definida (SRD). As ovelhas são deslanadas e ao invés do velo, possuem pelos curtos e sedosos. O peso médio do macho varia de 80 a 120 quilos e das fêmeas varia de 60 a 90 quilos. A carne é considerada de boa qualidade e com baixo teor de gordura.     

Ovino somalis 7 – Somalis brasileira As ovelhas da raça somalis brasileira tem boa adaptabilidade para as condições climáticas da região semiárida. A raça é deslanada, portanto é conhecida principalmente pela produção de carne, pele e leite. Os machos adultos podem pesar de 70 a 80 quilos e as fêmeas de 30 a 50 quilos.       

Ovino texel - 8 – Texel O ovino da raça texel é conhecido pela constituição corporal robusta e pela qualidade da carne. Os carneiros atingem pesos médios de 110 a 120 quilos e as fêmeas adultas de 80 a 90 quilos. Produzida principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste, o animal pode render uma boa produção de lã, pois o velo rende até 5 quilos com aproveitamento de 60%.







Nenhum comentário: