26 de set. de 2018

Criação de Gado Leiteiro (Importância)



A cadeia produtiva do leite é uma das mais importantes do complexo agroindustrial brasileiro. Movimenta anualmente cerca de US$10 bilhões, emprega 3 milhões de pessoas, das quais acima de 1 milhão são produtores, e produz aproximadamente 20 bilhões de litros de leite por ano, provenientes de um dos maiores rebanhos do mundo, com grande potencial para abastecer o mercado interno e exportar. Entre 1990 e 2000, a produção nacional de leite cresceu 37%, enquanto na Região Centro-Oeste o crescimento foi de 81% e, no Estado de Goiás, 105%. A Região Centro-Oeste abriga 35% do rebanho bovino nacional, com uma das principais concentrações de indústrias de laticínios do  País.
Com uma área de 201,7 milhões de hectares, a Região dos Cerrados, que se confunde, na maioria das vezes, com a Região Centro-Oeste, corresponde a 24,4% da superfície do território nacional, dos quais se estima que 50% são adequados à produção de grãos, embora quase toda a região, pelas condições climáticas, topográficas e edáficas, seja propícia à pecuária. Da área total dos Cerrados, 20,8% estão ocupados com pastagens cultivadas e 37,2% com pastagens naturais. Os Estados com as maiores áreas ocupadas com cerrado são: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Rondônia, Maranhão e Piauí.
Se na produção agrícola a participação do Cerrado é importante, ela é ainda maior na pecuária, abrigando 35% do rebanho bovino nacional. Para a pecuária de leite, além do grande potencial produtivo, as principais indústrias de laticínios do País têm unidades nesta região, garantindo o processamento e escoamento da produção. A maioria das indústrias de laticínios instalada nos Cerrados opera com capacidade ociosa. Isto significa que as indústrias estão apostando na possibilidade de aumentar ainda mais a produção de leite nessa região. Em grande parte, a explicação para o crescimento da produção de leite da Região Centro-Oeste está na sua crescente produção agrícola.
Existe uma preocupação, na comunidade científica, sobre a sustentabilidade dos sistemas de produção nessa região. A atividade leiteira regional tem evoluído de um modelo tradicional de produção para outro mais competitivo, exigindo das instituições de Pesquisa e Desenvolvimento, agências de fomento e de assistência técnica e extensão rural soluções mais ágeis para se obter aumentos da  produção e custos decrescentes e em bases sustentáveis.
Foi com esta preocupação e devido à importância da Região dos Cerrados para  a bovinocultura leiteira brasileira que a Embrapa Gado de Leite, em parceria institucional com outras 19 entidades, inaugurou em 16 de fevereiro de 2001o Núcleo Centro-Oeste de Apoio à Pesquisa e Transferência de Tecnologia e implantou um sistema físico de produção de leite a pasto em uma área de 34 ha da Embrapa Arroz e Feijão, localizada na Fazenda Capivara no Município de Santo Antônio de Goiás, a aproximadamente 25 km do centro da cidade de Goiânia, GO.
Nas páginas seguintes deste documento o leitor terá oportunidade de conhecer os detalhes do sistema de produção de leite a pasto implantado e em pleno funcionamento, em termos de: descrição física, importância econômica, aspectos agro e zooecológicos, raças, infra-estrutura, plantas de instalações, manejos reprodutivo, sanitário e de alimentação, mercado e comercialização e coeficientes técnicos.

Parcerias Institucionais
A instituição executora é a Embrapa Gado de Leite, em co-execução com Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Cerrados e Agência Rural. Como instituições co-financiadoras estão o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás – Seagro e a Serrana Nutrição Animal. Como instituições parceiras estão a Associação Brasileira dos Criadores da Raça Girolando, a Associação Goiana dos Criadores da Raça Girolando, a Federação da Agricultura do Estado de Goiás - Faeg, a Universidade Federal de Goiás - UFG, o Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás – Sindileite, a Comércio e Indústria Matsuda Ltda...., a Bosio, a JF- Máquinas Agrícolas, a Casale Equipamentos, a Belgo Mineira Bekaert Trefilarias S.A., a Nestlé do Brasil Ltda..., a DEC Internacional do Brasil Ltda... e Safrasul.

Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão - CNPAF

A Embrapa Arroz e Feijão é uma Unidade de pesquisa de referência de produto pertencente à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), empresa pública de direito privado, vinculada ao Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento, com patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira. Disponibiliza uma área de 34 ha[E2] localizada na atual sede, na Fazenda Capivara, próximo a Goiânia, onde serão implantados os sistemas intensivos de produção de leite a pasto. Participa do Projeto ainda com apoio logístico de laboratório para análises de solo e algumas análises de forrageiras, uma sala para funcionamento do escritório para os técnicos envolvidos no projeto; provida de redes de telefonia e de computador; veículos, máquinas e implementos para a mecanização e transporte de insumos e seus operadores.

Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados – CPAC

A Embrapa Cerrados é uma das 39 Unidades descentralizadas que compõem a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento. O CPAC foi criado em 23 de janeiro de 1975, como centro de referência ecorregional para o Cerrado. Participa com a disponibilização de laboratório de análises bromatológicas e de solo e de um Pesquisador, especialista em rotação de culturas, considerando a integração agricultura pecuária, balanço de nitrogênio e reciclagem de nutrientes, que estará participando do Projeto.

Agência Rural

 É a empresa sucessora da extinta Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Classificação de Produtos de Origem Vegetal do Estado de Goiás - Emater-GO, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, é entidade pública com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira. Disponibiliza dois técnicos de nível superior, sendo um especialista em forragicultura e pastagens e outro em medicina veterinária, na área clínica e de reprodução. Colabora com o projeto ainda na disponibilização de veículos, equipamentos audiovisuais e outros técnicos quando da organização de eventos de transferência de tecnologia.

Secretaria  de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás - Seagro

A  Seagro, modificada estruturalmente pela Lei nº 13.456 de 16 de abril de 1999, compete à coordenação política e de planejamento do Desenvolvimento Rural, com base no modelo do agronegócio, visando à integração dos diversos elos das cadeias produtivas agrícolas, em coerência com as diretrizes dos governos estadual e federal, bem como as atividades específicas de planejamento agrícola, mercado agropecuário, informações estatísticas, irrigação e conservação, manejo do solo e da água, defesa da produção animal e vegetal, pesquisa e extensão rural, política fundiária e assentamento rural e desenvolvimento florestal e pesqueiro. Disponibilizou parte do recurso financeiro para a construção das obras civis do projeto e participa oferecendo apoio político a ele e às ações de TT, assim como junto à mídia. Oferece ainda apoio logístico de auditórios e salas para eventos e veículos apropriados para transporte de animais.

Associação Brasileira dos Criadores da Raça Girolando

Conforme a Portaria 079, de 01 de fevereiro de 1996, a raça GIROLANDO, Gado Leiteiro Tropical com 5/8 de sangue Holandês e 3/8 de sangue Gir,  foi oficializada pelo Ministério da Agricultura, passando a entidade a adotar o nome de ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE GIROLANDO, com a sigla 'GIROLANDO", e registro nº 59, da série Entidade de Âmbito Nacional, no cadastro das Associações encarregadas do Registro Genealógico, tendo por finalidade precípua incrementar de maneira racional, a criação da raça Girolando, congregando e defendendo o interesse de seus associados. Participa no fornecimento de  60 vacas da raça Girolando e sêmen de reprodutores mestiços provados para o sistema de produção.

Associação Goiana dos Criadores da Raça Girolando

É o ramo estadual (GO) da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Participa no controle genealógico e na reposição dos animais que compõem o rebanho do sistema.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

O CNPq é uma Fundação de fomento à pesquisa, dotada de personalidade jurídica de direito privado, vinculada ao MCT, Ministério da Ciência e Tecnologia. A missão do CNPq é promover e fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico do País e contribuir na formulação das políticas nacionais de ciência e tecnologia. Participa no fomento à pesquisa (publicações e eventos) e na formação de recursos humanos voltados para as atividades de C&T (estagiários bolsistas).

Federação da Agricultura do Estado de Goiás - Faeg

A Faeg, entidade sindical de grau superior, foi criada em 1967, constituída da categoria econômica ligada às atividades da agropecuária, do extrativismo rural e outras que lhes guardem similitude, tendo por objetivo o estudo, a coordenação, a defesa e a busca de soluções de questões inerentes aos interesses econômicos da categoria que a constitui, ou seja, a classe produtora rural. Participa colocando à disposição toda a infra-estrutura de auditórios, sala de reunião e os 105 sindicatos em todo território Goiano. Tem papel importante na difusão e transferência de tecnologia, facilitando a realização de dias de campo, unidade de demonstração, seminários e reuniões com os produtores e técnicos de Goiás. Também disponibiliza os dados econômicos e zootécnicos existentes sobre os atuais sistemas de produção de leite predominantes em Goiás, que poderão ser comparados com os dados a serem levantados nos sistemas alternativos a serem testados. Um técnico de nível superior auxiliará nas transferências de tecnologias.

Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás – Sindileite GO

Foi fundado em 23 de novembro de 1989 como sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, tendo os seguintes objetivos: representar  e defender os direitos e interesses individuais ou coletivos dos laticinistas goianos; firmar parcerias entre diversos setores da cadeia láctea, buscando apoio para desenvolvimento de projetos de interesse da classe; buscar apoio e firmar parcerias com os órgãos financiadores de projetos agropecuários; buscar apoio governamental para estabelecer um diálogo quanto a financiamento de projetos de interesse da entidade; manter um fórum constante de discussão sobre os objetivos do Sindicato, evolução dos projetos em andamento e seus resultados práticos; manter constante contato com os membros da cadeia láctea com o fim de agregá-los ao sindicato; participar nas negociações coletivas de trabalho; eleger ou designar delegados sindicatos para as delegacias ou seções que instituir, além dos representantes da categoria junto às Entidades Sindicais de grau superior; fixar as contribuições pecuniárias para os associados; manter serviços e assessoria jurídica em benefício dos associados, além de celebrar convênios no interesse da categoria. O Sindileite congrega, hoje, 35 indústrias de laticínios os quais industrializam 80% (oitenta por cento) do leite captado no Estado. Colabora ativamente nas realizações de eventos e tem papel importante na difusão e transferência de tecnologia, facilitando a realização de dias de campo, unidade de demonstração, seminários e reuniões com os produtores e técnicos de Goiás. Também disponibiliza dados de produção necessários para planejamento de ações de pesquisa e transferência de tecnologia no estado.

Universidade Federal de Goiás – UFG

Fundada em 1960, a Universidade Federal de Goiás, vinculada ao Ministério da Educação e do Deporto, possui, hoje, seis campus: Campus Samambaia, Campus Professor Colemar Natal e Sila e os Campus Avançados de Catalão, Firminópolis e Jataí, em Goiás e o de Porto Nacional em Tocantins. A UFG disponibiliza uma base física no Campus da Universidade, para implantar os experimentos de rotação de cultura, seleção de alfafa tolerante a solo com pH ácido e alumínio elevado. Em articulação com as outras instituições participantes, a UFG coloca três professores do departamento de agronomia, especialistas em forragicultura, economia rural e fertilidade do solo, à disposição para auxiliar na implantação, supervisão e interpretação dos resultados a serem obtidos. Além do mais, estudantes com perfis para receberem bolsas de I.C. são selecionados.

Serrana Nutrição Animal

Empresa do Grupo Bunge, a Serrana é a maior produtora nacional de fertilizantes, atuando ainda na área de componentes para nutrição animal, setor em que é líder no fornecimento de fosfato bicálcico. Também produz ácido fosfórico purificado, para refrigerantes e conservantes de  alimentos, em associação com a Solutia e a Prayon. Emprega 2.200 pessoas e fatura mais de US$700 milhões/ano. Participa fornecendo os fertilizantes (NPK) necessários para a implantação e manutenção das ações de pesquisa relacionadas às respostas de forrageiras ao pastejo intensivo e aos sistemas de produção de leite a pasto. Patrocinará a divulgação dos resultados parciais e finais do Projeto, em forma de eventos e publicações técnicas.

Comércio e Indústria Matsuda Ltda....

O Grupo Matsuda, empresa de capital nacional, atua em mais de dez cidades brasileiras, englobando vários Estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás.  Participa no fornecimento do sal mineral e de todas as sementes de forrageiras necessárias para a implantação das ações de pesquisa relacionadas à resposta de forrageiras ao pastejo intensivo e aos  sistemas de produção de leite a pasto.

Bosio

Em 1978 realizou-se a divisão da empresa Bosio e Hijos S.R.L., nascendo a "Juan Batista Bosio S.R.L.", que a partir do próximo ano se transformou em S.A. Ela se compõe de um grupo familiar integrado por Juan Batista e seus filhos Dante, Lida e Hugo. Participa no fornecimento e manutenção de todo os equipamentos relacionados com a ordenha  mecânica, considerando a implantação dos sistemas intensivos de produção de leite a pasto.

JF Máquinas Agrícolas

A Empresa J.F. Máquinas Agrícolas Ltda.foi criada pela fusão dos Irmãos Nogueira S/A, sendo fundada no dia 12/06/81, transformando-se numa Empresa especializada em máquinas para colher, cortar e desintegrar forragens (carretas, ancinhos, segadeiras, etc.), ganhando assim o mercado rapidamente por desenvolver tecnologia de alto nível na linha de produtos que fabrica. A J.F. conta com uma rede de 400 distribuidores para consumidores pelo País, tendo mecânicos treinados na fábrica para entrega e assistência técnica. Participa no fornecimento de ensiladeira e sua manutenção durante a condução dos sistemas intensivos de produção de leite a pasto, considerando o preparo de silagem e o corte e  picagem de forrageiras.

Casale Equipamentos Ltda...

É uma Empresa com 100% de capital social nacional, atuando em todo mercado Nacional e no Mercosul, cujas linhas de produção são: Vertical  Mixer Misturadora-Alimentadora-Totalmix, Lançadora de Esterco Sólido, Colhedora de Forragens Multi-uso, Carreta Basculante Hidráulica e Roçapasto. Participa no fornecimento e manutenção de um misturador de ração, série Piccola, tendo por base o preparo de ração completa no período de estiagem para atender parte dos sistemas intensivos de produção de leite, programados no Projeto.

Belgo Mineira Bekaert Trefilaria S.A.

A Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, primeira usina siderúrgica integrada da América Latina, foi criada em 1921, resultado da associação da Companhia Siderúrgica Mineira com a Arbed (Aciéries Reunies de Bourbach-Eich-Dudelange), do Luxemburgo. Participa no fornecimento de arames e cordoalhas para as cercas e o curral do sistema.

Nestlé do Brasil Ltda.

A Nestlé surgiu em 1867, quando Henri Nestlé criou um produto nutritivo para as crianças cujas mães estavam impossibilitadas de amamentar: a Farinha Láctea. Ela é uma empresa que usa anualmente 1 bilhão e 600 milhões de litros de leite, produz 1 milhão de toneladas de alimentos em suas 23 fábricas, tem 30 mil fornecedores, emprega 12,6 mil funcionários e ainda tem mais 220 mil famílias que dependem dela por intermédio de trabalhos terceirizados. Participa no fornecimento de um brete individual e uma balança com capacidade de 1.500 Kg.

DEC Internacional do Brasil Ltda.

Em 1947 Gilman Albrecht fundou a Dairy Equipment Company para vender resfriadores de latões de leite a fazendeiros produtores de laticínios. Em 1958 iniciou a fabricação em Hartford, Wisconsin para as produção de resfriadores de leite de grande capacidade. Hoje ela projeta e fabrica sistemas de ordenha e de resfriamento de leite para produtores de leite em todo o mundo. No Brasil a DEC Internacional fabrica sistemas de refrigeração de leite e distribui sistemas de ordenha Pioneer, desenvolvido pela BOU-Matic, para mercados da América Latina. Participa no fornecimento e manutenção de um tanque de expansão Modelo BMV, com capacidade para 1.300 litros visando à armazenagem e ao resfriamento do leite.

Safrasul

Empresa privada prestadora de serviços na área de insumos agropecuários, com ênfase em equipamentos e acessórios para cercas elétricas – distribui com exclusividade para todo Brasil os produtos da PICANA , empresa líder na Argentina, com mais de 50 anos de mercado, além de fabricar uma linha complementar de eletrificadores com a sua marca – SAFRASHOCK. Comercializa ainda troncos, balanças, suplementos minerais, fertilizantes, marcas inox e nitrogênio líquido para abastecimento de botijões de sêmen. A empresa também possui uma estrutura coligada, produtora de sementes para pastagens – SEMENTES SAFRASUL Ltda..., fiscalizada pelo Ministério da Agricultura e parceira de órgãos oficiais de pesquisa agropecuária. Com a Embrapa Gado de Corte, participa ativamente da multiplicação de novas variedades de gramíneas e leguminosas. Nosso objetivo é proporcionar maior eficiência aos produtores de carne e leite no Brasil e nos países vizinhos, aos quais exportamos, melhorando o desempenho da atividade pecuária. Participa no fornecimento e manutenção de um kit para cerca elétrica que consiste de um eletrificador, uma placa solar e assessórios (isoladores, hastes, isolador de porteira), necessário para a condução do subprojeto "Intensificação da Produção de Leite a Pasto Manejado em Sistema Rotacionado".

Importância Econômica
O leite está entre os seis produtos mais importantes da agropecuária brasileira, ficando à frente de produtos tradicionais como café beneficiado e arroz. O Agronegócio do Leite e seus derivados desempenham um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população.

O Valor Bruto da Produção Agropecuária estimado para 2002 é de 103,5 bilhões de reais. Destes, aproximadamente 41 bilhões de reais são de produtos pecuários, sendo o leite um dos principais, com o valor de 6,6 bilhões de reais, ou 16% do Valor Bruto da Produção Pecuária, superado pelo Valor da Produção da carne bovina e frango.  

O Brasil é o sexto maior produtor de leite do mundo e cresce a uma taxa anual de 4%, superior à de todos os países que ocupam os primeiros lugares. Respondemos por 66% do volume total de leite produzido nos países que compõem o Mercosul. Pelo faturamento de alguns produtos da indústria brasileira de alimentos na última década,  pode-se avaliar a importância relativa do produto lácteo no contexto do agronegócio nacional, registrando 248% de aumento contra 78% de todos os segmentos.  

Além da importância econômica, o leite é um alimento de natural grande valor nutritivo com maior concentração de cálcio, que é essencial para a formação e manutenção dos ossos. As proteínas do leite são completas, propiciando a formação e manutenção dos tecidos. Além da vitamina A, o leite contém vitamina B1, B2 e minerais que favorecem o crescimento e a manutenção de uma vida saudável. A indústria de laticínios tem potencializado o valor nutritivo do produto. Existem no mercado uma série de bebidas lácteas enriquecidas com vitaminas, minerais e ômegas, assim como leites especiais para as pessoas que não conseguem digerir a lactose.



Embora seja essencial para crianças e adolescentes, é um erro pensar que o leite não é importante na fase adulta. Beber dois copos por dia garante uma vida saudável na maturidade e ajuda a evitar problemas na terceira idade. Estudos provam que o seu consumo diário reduz a incidência de osteoporose.

Além da sua importância nutritiva e na economia, o leite desempenha um relevante  papel  social, principalmente na geração de empregos. O País tem, hoje, acima de um milhão e cem mil propriedades que exploram leite, ocupando diretamente 3,6 milhões de pessoas. O Agronegócio do leite é responsável por 40% dos postos de trabalho no meio rural. Para ter-se uma idéia mais objetiva do impacto deste setor na nossa economia, a elevação na demanda final por produtos lácteos em um milhão de reais gera 195 empregos permanentes. Este impacto supera o de setores tradicionalmente importantes como o automobilístico, o de construção civil, o siderúrgico e o têxtil. Numa análise retrospectiva, a produção brasileira de leite nos últimos 25 anos    aumentou 150%. Passamos de 8 bilhões (1975) para 19,8 bilhões de litros (2000). A expectativa é de que se tenha produzido próximo a 21 bilhões de litros em 2001. No  Gráfico 1 observa-se a evolução da produção de leite no Brasil na última década.

Para esse significativo crescimento, não podemos desconsiderar a abertura de novas fronteiras, como a Região do Cerrado (especialmente Goiás) e as Regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba em Minas Gerais, além de outras regiões emergentes como Rondônia, Mato Grosso e sul do Pará. O ganho na produtividade também contribuiu para este aumento. No início da década de 1970, a produtividade do rebanho leiteiro nacional era inferior a 700 litros por vaca ordenhada por ano; um número que praticamente dobrou no final dos anos 90. Estes índices referem-se a dados agregados, provenientes de rebanhos leiteiros especializados e rebanhos de dupla-aptidão. Em bacias leiteiras tradicionais e propriedades com rebanhos especializados para leite, temos registros de produtividade anual cinco vezes superior à registrada 25 anos atrás.

A produção de leite tem perspectiva de continuar a crescer nos próximos anos, com condições reais de o País mudar o panorama de importador para exportador de   produtos lácteos. Dentro do cenário mundial, o mercado brasileiro tem um potencial, como poucos, para tal esforços têm sido direcionados para impulsionar as vendas externas de lácteos, o que, associado ao crescimento da produção nos últimos anos, garante excedentes de oferta, refletindo diretamente na redução das importações de lácteos.

Como se pode observar, o agronegócio do leite ocupa posição de destaque na economia brasileira, sendo grandes as expectativas, nesta década, de continuarmos o crescimento da produção e da produtividade, com índices maiores do que aqueles que têm sido alcançados em anos recentes.

Para isso, a iniciativa privada e o governo precisam unir esforços para impulsionar as vendas externas de leite e derivados, criando um programa de incentivo às exportações, incluir o leite na Política de Garantia de Preços Mínimos, possibilitando a implementação de mecanismos de comercialização de produtos lácteos, criar um fundo para a promoção do consumo de leite e derivados no mercado doméstico, e incentivar o uso de leite nacional na merenda escolar, estimulando as compras nos estados e municípios.








Nenhum comentário: