17 de mai. de 2020

Criação de aves domésticas: Alimentação e Profilaxia


ALIMENTAÇÃO

As aves caipiras são mais resistentes que as aves industriais, mas mesmo assim devem receber suplementação através de ração balanceada e volumosos, capaz de atender suas exigências nutricionais.
A ração balanceada deve ser fornecida em comedouros no interior do galinheiro na base de 60 g por dia por ave e cocho com mistura mineral para consumo à vontade.
Área de pastagem recomendada para cada ave adulta é de aproximadamente 10 m2, pode-se utilizar capim quicuro, brachiaria, tifon, grama estrela, rami, confrei, quando houver área disponível recomenda-se dividi-la em piquetes e fazer o manejo rotativo, pode-se utilizar também restos de hortaliças.

Sugerimos o plantio de feijão Guandu, Girassol.

TABELA 1 - Rações Fareladas de Produção Caseira

Exemplo 3:



ARRAÇOAMENTO DO PINTINHOS

Durante os primeiros 25 a 30 dias deverá ser fornecido aos pintinhos ração comercial de fase inicial à vontade em comedouro tipo bandeira, ou copo tipo pressão. Durante o dia a ração do comedouro deverá ser peneirada para retirada das impurezas. Neste período o consumo médio
de ração é aproximadamente 1 kg, por ave, após este período as aves poderão ser soltas.

Alimentador de galinhas

Notei que as minhas galinhas desperdiçavam muito a sua comida, assim, resolvi o problema usando um jarro de plástico grande, Cortei dois buracos nas laterais do jarro, o suficientemente grandes para as galinhas passarem a cabeça. É fácil colocar comida pelos buracos e ela dura mais, porque há menos desperdício.
Li sobre esta idéia de Inetia Corbin em Organic Gardening, Janeiro/Fevereiro 2000, e experimentei com o meu novo bando de galinhas e patos. Ela estava certa funciona melhor do que os alimentadores comerciais. Usei jarros de plástico grandes para os pintos e, depois, mudei para alimentadores de maior capacidade feitos de baldes de plástico, com os buracos mais altos nas laterais, à medida que as minhas aves cresciam.

SANIDADE

A saúde é importante para que as aves sejam boas reprodutoras de carne e ovos. 
A manutenção da saúde é um conjunto de práticas que envolvem isolamento, higiene, profilaxia e combate sistemático a vermes e parasitas. Para introduzir aves no plantel, estas devem passar um período de isolamento de no mínimo 10 dias.
Todas as instalações e equipamentos e arredores da criação deverão ser limpos lavados e desinfetados a cada 15 dias.
Sugerimos uma solução de água e creolina na proporção de 3 a 5%. Apresentamos a seguir uma sugestão de solução desinfetante para caiação de ninhos, pinteiros e galpões.

TABELA 3 - Solução Desinfetante para Caiação

O piso das instalações deve ser forrado com uma "cama" que poderá ser de capim picado e seco, casca de arroz, sabugo de milho triturado, cepilho de madeira, etc.
Deve-se usar de 700 g a 1 kg de material de cama para cada m2 de instalação. Esta deverá ser substituída a cada 90 dias ou parte da cama quando for molhada.
As poças d’água estagnadas e brejos devem ser esgotados e ou isolados, e os entulhos limpos retirados.

PROFILAXIA

Para esta criação recomendamos um programa mínimo de vacinação para controle de algumas doenças.

Esquema de Vacinação


OBSERVAÇÃO: As vacinas devem ser mantidas na geladeira (fora do congelador). Deve-se verificar a data de vencimento. As sobras de vacinas e frascos devem ser encineradas ou enterrados. 

Vermifugação - Aplicar vermífugo a base de Piperazina ou Mebendazoli de 4 em 4 meses para todas as aves via água ou ração conforme recomendações da bula.

Combate a Ectoparasitas: Sarnas/Piolhos: Quando ocorrer estes tipos de parasitas deve-se fazer um polvilhamento ou pulverização de todas as instalações e equipamentos e nas próprias aves, com drogas específicas.

Observação: Sugerir as recomendações do fabricante.

RECOMENDAÇÕES COMPLEMENTARES
Quando a opção for adquirir pintinhos de incubatório para melhoramento do plantel algumas orientações devem ser seguidas:
• Adquirir pintinhos de incubatórios idôneos, vacinados contra Marek e Bloba Aviária;
• Colocar em círculo de proteção com fonte de aquecimento/água/ração;
• Colocar papel jornal sobre a "cama" e retirá-lo após 3 dias;
• Durante as primeiras horas de chegada somente água e açúcar a 5%, após 2 horas fornecer quirera de milho ou fubá médio, colocando nas bandejas e sobre o papel;
• Do 2º até o 30º dia fornecer ração inicial de frango de corte à vontade e soltá-los após este período.






Nenhum comentário: