29 de jun. de 2020

Manejo Reprodutivo dos Patos


Incubação
Para o pequeno criador, nada mais prático do que usar as patas de sua própria criação para a incubação, pois elas são muito carinhosas no choco, deitando-se sobre os ovos com amor, resguardando-os bem e defendendo-os quando molestados por outras aves e pequenos animais; por isso, deve-se colocar o ninho em ambiente bem tranqüilo.
A pata pode chocar 13 ovos e o tempo de incubação é de 29 a 30 dias. Quando existirem muitos ovos destinados à incubação e não houver patas chocas, é possível também utilizar galinhas caipiras chocas, que podem cobrir apenas oito ovos.
É conveniente colocar várias aves para o choco no início da incubação. Dessa maneira, quando os patinhos nascerem, podem ser agrupados com uma única mãe protetora, e assim, a pata que ficou sem os patinhos iniciará a postura mais cedo, acontecendo o mesmo com a galinha. Essa transferência de patinhos para outra pata ou galinha deve ser feita durante a noite, para que os patinhos sejam bem aceitos.
Os patinhos recém-nascidos não necessitam tanto de calor, no início de sua vida, como os pintinhos, principalmente se a temperatura não estiver muito baixa.
Os ovos destinados à incubação devem ser guardados em posição horizontal, em local bem arejado, e virados diariamente, para que a gema permaneça sempre no centro. É curioso observar que, quando os patinhos foram cobertos por uma galinha, no momento de eles entrarem na água, ela vai ficar completamente desesperada, chegando a arrepiar as penas e gritar até eles saírem da água. A galinha que cria os patinhos é muito mais cuidadosa do que a pata.

Ninhos
A pata, para a postura, procura sempre um ninho, que deve estar em lugar tranqüilo. Casinholas feitas com restos de madeira servem perfeitamente para o ninho. Em cobertura, também se podem fazer os ninhos com tijolos, ou mesmo em caixotes, colocando-se dentro palha seca, capim e até mesmo cavaco de madeira.
Os ninhos devem ser feitos na proporção de um para cada grupo de quatro patas, quando os ovos se destinam à incubação artificial. Após a coleta dos ovos, é interessante deixar no ninho um ovo falso, isto é, de madeira ou gesso, servindo de chamariz.
Quando se faz a incubação natural, o mais indicado é manter um ninho para cada pata.

Ninho de tijolos. Bateria de ninhos para patas.

Abrigo e ninho para patas. Ninho individual para patas.

Os ninhos destinados às patas devem ser abrigados do sol e das chuvas. Como já dissemos, podem ser feitos com madeira, medindo 45 x 35 cm, devendo ser cobertos se colocados ao ar livre.
Quem dispuser, por exemplo, de uma barrica velha, poderá muito bem aproveitá-la para a feitura do ninho, não precisando de proteção no teto. A barrica será um ótimo local para a própria pata chocar seus ovos.

Patinhos
Nos primeiros 30 dias, os patinhos devem ser mantidos em cercados cobertos, abrigados da chuva, do sol e do vento.
Não é aconselhável que os patinhos entrem na água enquanto não estiverem empenados. Por ocasião das chu-vas, mesmo mais tarde, eles devem ficar recolhidos nos abrigos; caso contrário, ficam com o corpo no sentido vertical, isto é, erguidos e assim a água escorre e eles recebem os  pingos diretamente, o que, muitas vezes, acaba por fazêlos cair de costas e grudar no barro, provocando sua morte.
O sol forte também é bastante prejudicial aos patinhos, por isso devem dispor de abrigos que fiquem sob a sombra de árvores ou que tenham sido construídos. O que não deve faltar, de forma alguma, é água sempre fresca e abundante em bebedouros higiênicos, feitos de tal maneira que não permitam a entrada de aves. O dormitório dos patinhos deve estar completamente isento de umidade e de corrente de vento, mas deve ser arejado.
Os patinhos que nascem brancos vão ficar amarelos, enquanto os pretos mantêm sua cor.

Reprodutores
A idade do pato para reproduzir é de 8 a 10 meses e, no máximo, até dois anos. Os patos escolhidos para reprodutores devem ter aspecto bem sadio, com boa conformação física, sem defeitos nos pés e nas asas.
O macho sadio possui a cabeça bem grande, em comparação com a da fêmea, uma espécie de topete e a cabeça coberta por carúnculas.
Quando molestado ou assustado, suas penas se levantam.
Os machos, de um modo geral, chegam a pesar entre 4 e 4,5 quilos; as fêmeas, entre 3 e 3,2 quilos. Para se obter boa fertilização dos ovos, devem-se possuir, em cada lote de reprodutores, quatro patas para cada macho, em vários cercados, de acordo com a quantidade que se deseja criar; ou pode-se utilizar apenas uma área grande, usando a proporção de um macho para cada grupo de quatro fêmeas. A cada dois anos convém trazer um macho novo para reprodutor, isto é, sangue novo para o lote, evitando a consangüinidade




Nenhum comentário: