28 de jul. de 2020

Cuidados com os Patos e Marrecos


Cuidados

Alimentação
A alimentação do pato e do marreco pode ser igual, principalmente para o criador de fundo de quintal, como se costuma dizer. Pode-se economizar muito, principal-mente fornecendo verduras e legumes cozidos e até, para quem possui uma área razoável, o milho, que deve entrar na ração em boas proporções, como veremos mais
adiante.
Tanto o marreco como o pato comem por dia, em média, 200 gramas de ração, independentemente do verde, do qual são grandes apreciadores.
Na alimentação desses palmípedes, devem entrar milho, farelo de milho, farelo de soja ou de trigo, quirera de arroz, ração de galinha e sobras de comida caseira.
A ração, tanto para os patos como para os marrecos, deve ser sempre fornecida em forma de pasta, porque des-sa maneira eles comem mais e, conseqüentemente, engordam mais rapidamente.
Quando a ração é fornecida seca, eles comem bem menos e não adquirem peso, como deveria ser.
Se as aves forem criadas em confinamento, um bom sistema para distraí-las e, ao mesmo tempo, favorecer sua saúde é pendurar feixes de folhas de confrei na altura da cabeça das aves. A verdura ou qualquer outro verde não deve ser distribuída no chão, pois dessa maneira é rejeitada.

Para as aves confinadas, a distribuição da ração deve ser feita três vezes ao dia — pela manhã, ao meio-dia e à tardinha; para as aves que estão em liberdade, basta duas vezes ao dia — uma pela manhã e outra à tarde.
Os patinhos recém-nascidos só devem receber a primeira alimentação após 30 horas do nascimento do último da ninhada, e ela deve ser constituída de pão molhado em água ou, se houver facilidade, em leite desnatado. Também podemos usar a ração inicial para patinhos,
encontrada no mercado especializado, que deve ser distribuída em forma pastosa, misturada com verdura bem picada, a fim de que eles possam comer sem dificuldades e ir se habituando com o verde. As verduras a serem distribuídas podem ser almeirão, couve e serralha, entre outras, devendo-se evitar a alface.
À medida que os patinhos vão crescendo, deve-se substituir a alimentação pela ração de crescimento, a qual também deve ser distribuída em forma pastosa, isto é, molhada, porém sem ser encharcada, misturando-a com verduras picadas e podendo-se ainda acrescentar 20% de quirera de milho.
Após três meses de idade, utiliza-se a ração de pos-tura, acrescentando-se de 30% a 40% de milho triturado, incluindo sempre verduras e legumes cozidos.

Engorda
O pato é uma ave que praticamente come de tudo, com a vantagem de poder receber sobras de hortas e de comida (desde que lavadas com água quente, para tirar a gordura).
Quando se pretende engordar patos, deve-se tirar o banho e evitar que façam muitos exercícios para não desperdiçar energias e melhorar a carne, pois com a natação ficam mais musculosos.
O parque de engorda deve ser compatível com o número de aves,isto é, dois exemplares por metro quadrado. O que não deve faltar é água para beber, sempre em abundância e limpa. Quando o pato ingere os alimentos, seu bico fica impregnado de ração; por isso, ele procura
mergulhá-lo na água para limpá-lo.
Na engorda, os alimentos devem ser distribuídos até cinco vezes ao dia. Após ingerirem os alimentos, os patos deitam e descansam; com isso, ganham peso em curto espaço de tempo. A área destinada à engorda não pode ser úmida, mas deve possuir abrigos contra o sol e a
chuva.
O pato com 60 dias está bom para o corte, possuindo carne bem tenra, de ótima qualidade. Muitos dizem que a carne do pato é muito dura, mas isso só acontece se a ave já é velha, o mesmo ocorrendo com as galinhas, os pombos, etc., pois os borrachos — filhotes de pombo que ainda não voam — é que devem ser consumidos, preparados de várias maneiras.
Existem criadores que afirmam que os patos para o abate estão bons quando as penas das asas se cruzam.
O crescimento ou mesmo a engorda dependem, naturalmente, da qualidade dos alimentos distribuídos.

Saúde
O pato é muito resistente a doenças, bem diferente do que acontece, por exemplo, com os pintinhos e mesmo com as galinhas. O principal cuidado que se deve ter com os patinhos é com relação às chuvas e ao sol muito quente, principalmente nos primeiros 30 dias de vida. Porém, quando adultos, eles se tornam fortes, muito rústicos e dificilmente contraem quaisquer doenças. Mesmo diarréia e coriza são pouco
freqüentes, desde que sejam alimentados adequadamente.
O que dissemos com relação aos patos também é válido para os marrecos, que são igualmente de grande rusticidade. Costuma-se dizer que os patinhos ou marrequinhos só morrem quando pisados.

Higienização
Não resta a menor dúvida de que a higiene é um dos principais fatores para se evitar doenças em qualquer tipo de criação de aves domésticas.
Com esse cuidado, o criador deverá ser muito rigoroso, principalmente quando a criação é confinada.
O piso do dormitório, por exemplo, deve ser limpo a cada dois dias, no máximo. Quando o chão é cimentado, deve ser varrido e, em seguida, lavado, desinfetado com creolina misturada com água, na proporção de uma parte por cem, ou com lisofórmio bruto, na mesma porcentagem. As paredes também devem ser borrifadas com desinfetante.
O parque também deve ser limpo, a fim de evitar que os alimentos se misturem com as fezes e venham a ser ingeridos pelas aves.
Os excrementos recolhidos devem ser colocados numa esterqueira, a fim de serem curtidos e depois utilizados na horta, pomar ou jardim, como adubo.

Ninhos
Os ninhos, a cada mês, também devem ser limpos, renovando-se
a palha, o cavaco e a terra do chão, quando feitos de alvenaria.
A criação de patos e marrecos não deve ser misturada com outros
tipos de aves. No dormitório, as aves que se empoleiram deixam cair os
excrementos sobre os palmípedes, que ficam sujos e correm o risco de
contrair doenças.

É da natureza das aves aquáticas apreciarem um lago.

Regras para o sucesso
. • Iniciar a criação com bons reprodutores.
. • As instalações das aves devem se situar em um lugar seco, sem umidade.
. • Dispensar cuidados especiais aos patinhos nos primeiros 30 dias.
. • Fornecer alimentos pastosos e água abundante.
. • O abrigo/dormitório deve resguardar as aves das chuvas.
. • A boa higiene é fundamental.
. • Escolher boas chocas para a incubação.
. • As patas devem chocar seus próprios ovos.
. • Os ninhos devem ser adequados para que as patas se habituem a pôr os ovos sempre no mesmo local.
. • Fornecer muito verde na alimentação, picado ou em feixes pendurados.
. • Fornecer ração de boa procedência é muito compensador.
. • As aves devem viver em um ambiente tranqüilo, sem serem importunadas por outros animais domésticos.




Nenhum comentário: