12 de jul. de 2020

Instalações para Criação de Patos e Marrecos



Instalações

Terreno
O terreno onde se deseja fazer a criação de patos não deve ser inteiramente plano, a fim de evitar formação de lama e empoçamento das águas de chuvas. Um ligeiro declive será o ideal para a formação da área destinada aos patos. Se o lugar onde vão ser instalados os parques
e abrigos possuir água corrente, será mais vantajoso, podendose construir os cercados abrangendo o terreno seco, com canaletas para a passagem da água. Mas se o lugar permitir que se traga água por gravidade, também será muito bom para a localização dos parques.
Mesmo em terreno que não possua água corrente também se podem criar patos, fazen-do-se um tanque de alvenaria, cujo tamanho deve ser compatível com o número de aves que se deseja alojar.

Abrigo/dormitório para patos e marrecos.

Um tanque medindo, por exemplo, 3 x 2 m pode perfeitamente abrigar 20 patos. 
A profundidade do tanque não precisa ter mais do que 30 cm, mas a água deve ser renovada uma ou duas vezes por semana.
Em uma área, por exemplo, medindo 10 x 10 m, po-dem-se criar até 100 patos. A área para cada pato é de 1 m˝.

Abrigo e parque
As instalações a fim de servir de abrigo/dormitório para os patos podem ser simples, visando principalmente abrigá-los das chuvas, do sol e dos ventos. Para manter um lote de reprodutores, composto de seis patas e um pato, o dormitório pode ter 2 m de largura por 1,5 m de fundo. Um parque com 2 m de largura por 10 m de comprimento é suficiente, a fim de que as aves possam fazer exercícios. O dormitório pode ter o telhado com uma água e o pé direito de 1,5 m e, na parte traseira, 1,2 m. Caso se deseje manter vários lotes, podem-se construir os abrigos em série, com separações internas. Esse processo de manter lotes
separados garante maior fertilidade dos ovos, o que quer dizer maior porcentagem na eclosão.
O piso dos dormitórios deve ser cimentado ou mesmo tijolado, para facilitar a higiene. Deve-se forrá-lo com cavaco de madeira, a fim de evitar a friagem, pois, como se sabe, os patos dormem deitados.
Para abrigar os patinhos com mais de 30 dias, é preciso construir parques e abrigos com medidas compatíveis com a quantidade de aves que se deseja alojar.

Abrigo de campo para patos e marrecos.

As paredes laterais dos dormitórios podem ser feitas de alvenaria ou madeira até a altura de 60 cm, e depois completada com tela, a fim de permitir uma boa ventilação, como também para evitar a entrada de animais que podem matar as aves. De preferência, os abrigos devem ser construídos de frente para o nascente.
Os parques para reprodutores, como também para os marrequinhos em crescimento, devem ser gramados. Havendo espaço suficiente, convém fazer dois para cada dormitório; assim, pode-se fazer o revezamento, porque enquanto um gramado está se desgastando com as aves, o outro permanece em recuperação. A melhor maneira de criar patos, porém, principalmente em sítios e chácaras, é deixá-los em plena liberdade. Os patos em liberdade aproveitam melhor os alimentos fornecidos pela natureza, como insetos, vermes, sementes, areia e o verde; com isso, gasta-se menos em rações concentradas.
Se a criação é feita em plena liberdade, devem-se construir pequenas casinhas para abrigar a pata e os patinhos, por ocasião das chuvas e do sol.

Comedouros
Apesar de o pato ser considerado uma ave “porca”, isto é, come de tudo e entra em qualquer água, mesmo que completamente suja e enlameada, não devemos for-necer-lhe os alimentos no chão, mas sim em comedouros. Esses comedouros devem ser lavados pelo menos uma
vez por semana com água e sabão, a fim de eliminar os resíduos, que podem fermentar.
Os comedouros para os patos devem ser feitos e distribuídos de modo que todos possam se alimentar ao mesmo tempo, na hora da distribuição da ração, sem brigas. Pode-se considerar o espaço de 15 cm de comedouro para cada ave; isto quer dizer que, em 1 m, podem-se alimentar 14 patos nos dois lados.
O comedouro com 1 m de comprimento poderá ter 20 cm de largura por 10 cm de altura.
Ao redor do comedouro deve haver uma área cimentada com 1,5 m de largura e 1 m de comprimento.

Comedouro para patos. A área cimentada ao redor evita a formação de lama.

Bebedouros
Apesar de o pato enfiar o bico em qualquer tipo de água, seja ela limpa ou barrenta, devemos fornecer-lhe água em bebedouros limpos e funcionais, trocando-a até duas vezes ao dia, se necessário. Se a água fornecida aos patos for limpa, serão diminuídos os riscos de doenças.
Um tipo de bebedouro que se consegue com certa facilidade é o feito de pneus usados de carros, que devem ser cortados ao meio.
Podem-se também construir bebedouros de cimento, pois esse tipo conserva a água sempre fresca, desde que colocado em local com sombra.
Para fazer um bebedouro de cimento, basta ter um pouco de habilidade manual. Faz-se uma caixa de madeira, de acordo com o tamanho do bebedouro desejado; dentro desta caixa, deve-se fazer outra, porém com 3 cm a menos em todos os lados, inclusive na parte do fundo. Pos-ta uma caixa dentro da outra e prendendo-as na borda por dois sarrafinhos, coloca-se uma armação de arame grosso em toda a volta e no fundo.



Antes de encher a fôrma com cimento, convém dar uma passada de óleo queimado internamente. O concreto deve ser preparado com três partes de areia por uma de cimento. Primeiramente, faz-se o fundo; quando estiver completo,Pneu cortado ao meio serve como bebedouro. vão-se enchendo todas as laterais até a borda. No dia seguinte desmonta-se a parte interna com muito cuidado, para depois retirar a parte externa. Em seguida, dá-se uma demão nas partes interna e externa com a calda de cimento puro misturada com água; deixa-se secar e dá-se a segunda demão. Quando estiver seco, deve-se colocar água e renová-la durante cinco dias, antes de colocar o bebedouro em uso.
Para que os patos ou patinhos não entrem no bebedouro, deve-se fazer uma cobertura, 20 cm  como se fosse uma casinha, gradeada ao redor; assim também se evitarão sol, chuva e que caia sujeira na água.
No mercado especializado em avicultura, existem muitos tipos de bebedouros, confeccionados com barro, alumínio, folha-de-flandres e plástico, mas acreditamos que o criador caseiro que o confeccionar em casa estará economizando.
Para evitar a formação de poças e lama em torno dos bebedouros, é de bom alvitre construir uma área cimentada de 1 m˝.
A – caixa externa.
B – caixa interna com 3 cm a menos do que a externa.
C – espaço de 3 cm para o concreto.
D – sarrafos para manter o espaço das laterais e fundo.
Concreto: três partes de areia para uma de cimento.

Bebedouro de cimento.

Lago de chuva
O sitiante ou chacareiro que não possuir nascentes em sua propriedade e desejar formar um lago artificial para criar peixes e aves aquáticas, como marrecos, patos, gansos e marrequinhas, poderá criar um lago utilizando apenas água das chuvas.
Na área mais baixa do terreno, próxima a edificações (casa de caseiro, sede, etc.) constroem-se as muretas do lago e canos de PVC de quatro polegadas canalizam a água das chuvas que cai nos telhados para o lago.
Se o terreno for bem compactado não é necessário impermeabilizá-lo.
Nas margens, deve haver várias saídas para que as aves possam facilmente alcançar terra firme. Nas beiradas do lago deve haver casinhas com ninhos para a postura.
Nesse lago é possível a criação de peixes, juntamente com marrecos, patos e gansos e até marrequinhas selvagens.
Assim, o aproveitamento do legado da natureza pas-sa a ser uma alternativa: as chuvas são particularmente benéficas para a vida rural.




Nenhum comentário: