25 de dez. de 2023

Alimentação dos Canários

 

SEMENTES E RAÇÕES:



Canários são pássaros granívoros, o que significa dizer que se alimentam basicamente de sementes. Atualmente existe, no mercado, grande variedade de sementes, e a mistura delas é que fornecerá aos seus pássaros a energia e os nutrientes necessários para sua subsistência.

As sementes mais comuns encontradas nas misturas prontas disponíveis no mercado são: alpiste (que deve ser a base da mistura), niger, linhaça, colza, nabão e aveia. Mais recentemente, os canaricultores têm fornecido a seus pássaros uma semente oriental, chamada perila, que é rica em ómega 3 e ômega.

QUER O MELHOR PARA SEU CANÁRIO? RAÇÃO EXTRUSADA É A DICA!



Atualmente muito se tem falado de "ração extrusada", que nada mais é do que um alimento balanceado especialmente desenvolvido para a criação de canários, como ocorre com a ração para a criação de cães.

Muitos criadores de pássaros exóticos já utilizam esse tipo de alimento visando à melhor nutrição e à praticidade no trato de seus pássaros. Esse tipo de alimento é a opção ideal para os grandes e pequenos criadores, que não terão de se preocupar com a qualidade das sementes, se estão livres de pragas, doenças ou agrotóxicos.

Além disso, essa ração torna o processo de alimentação das aves mais prático e higiênico. Você não precisará soprar para limpar, basta encher o comedouro e depois só ir completando, pois o canário consome o grão por inteiro. O que lhe dará mais tempo para poder fazer outras coisas, como observar melhor suas matrizes, filhotes, etc.

FARINHADAS:


Além das sementes, é necessária a adoção de uma farinhada de excelente qualidade. Essa alimentação visa a complementar o quadro vitamínico necessário à boa nutrição dos canários. É na farinhada que misturamos medicamentos, corantes, vitaminas específicas para as diversas fases da vida do canário e demais suplementos.

Alguns criadores fornecem a farinhada úmida, outros seca, e muitos ainda misturada com gema de ovo. Deve-se, porém, tomar cuidado com essa última mistura, visto que o excesso de proteínas dessa combinação (gema e farinhada) pode implicar alguns problemas de saúde para as aves. Sugerimos que o criador siga as recomendações da embalagem da farinhada, pois nela há dicas para o fornecimento, no que diz respeito à quantidade por canário e ao manuseio.

FRUTAS E VERDURAS:

As frutas e verduras são fornecidas aos canários como "guloseimas", sendo fonte de vitaminas e fibras. Todo canário adora uma boa e fresquinha folha de almeirão ou um tenro pedaço de maçã. No entanto, há controvérsias em relação ao fornecimento desse tipo de alimento aos canários.

Alguns criadores afirmam que os canários preferem essa alimentação às farinhadas vitaminadas ou ainda que essas frutas e verduras podem estar contaminadas por agrotóxicos.

Deve-se por regra observar dois pontos na hora de fornecer esse alimento aos canários. O primeiro é a procedência dessas verduras: é necessária extrema cautela na sua aquisição, visto que uma verdura contaminada põe em risco toda a sua criação. O segundo ponto é o tipo de alimento que se deve fornecer: verduras amargas, almeirão, chicória, escarola, couve, rúcula e espinafre são bem-vindos, já a alface deve ser evitada por causar diarreia. A maçã, o mamão, a banana e a laranja são as frutas mais comumente utilizadas. Mas não se espante se seu canário nem as experimentar, é simplesmente uma questão de acostumá-lo com essa dieta e você deve insistir.

ALIMENTAÇÃO DOS FILHOTES:

No caso de você decidir ajudar os pais na alimentação dos filhotes, siga essas dicas:

 • Prepare a papinha a cada refeição, ou seja, se você for alimentá-los três vezes ao dia, faça a papinha três vezes, não a deixando parada, pois assim procedendo você não correrá o risco de fornecer papinha azeda aos filhotinhos, o que poderia lhes fazer mal.

 • Procure alimentá-los sempre em um mesmo horário, para que se crie uma rotina e cause menor estresse ao casal.

 • Lave muito bem todos os acessórios utilizados nessa tarefa e troque por um conjunto novo quando for alimentar filhotes de casais diferentes. Sem esse procedimento, você poderá estar disseminando doenças entre as aves.

 • Para a alimentação do filhote, você deve utilizar um objeto sem ponta ou farpas a fim de que, durante esse processo, o filhote não venha a se machucar. Um utensílio empregado com grande sucesso é uma tampa de caneta comum.

 • Não é necessário alimentá-los durante a noite, mas procure fazê-lo ao final da tarde/início da noite, pois os filhotes passarão um longo período sem receber alimentação.

 • Mude a consistência da papinha conforme a necessidade dos filhotes. Os menores exigem papinhas mais moles, enquanto os maiores já podem receber uma papinha mais consistente.

 • Alimente os filhotes até que eles não precisem mais de sua ajuda para isso, o que deverá ocorrer depois de sete a dez dias; após isso eles já estarão grandes o suficiente e poderão atrair sozinhos a atenção dos pais.

 • Para estimular o filhote a pedir comida e abrir o bico, dê pequenas e leves batidas na borda do ninho. Esse sinal é interpretado como a volta da fêmea que deixou o ninho para se alimentar.




Nenhum comentário: