14 de jan. de 2018

Criação de Faisão Lady (Chrysolophus amherstiae)



Características

Suas cores predominantes são: Cabeça na cor negra com uma carnosidade branca ao redor dos olhos, peito na cor verde cintilante finalizando com branco, dorso nas cores verde cintilante, azul e preto e a sua calda com listras alternando nas cores preto e branco.Possui ainda manchas na cor laranja abaixo da calda. O tamanho do criatório será definido por cada criador de acordo com a quantidade de machos e fêmeas.

Habitat

O tamanho do criatório será definido por cada criador de acordo com a quantidade de machos e fêmeas.

O local para criá-lo pode ser entre 2 a 8 metros quadrados e 2 metros de altura para 1 macho e 2 fêmeas sendo metade do piso coberto com cavaco(Restos de corte de madeira) e a outra parte do piso de areia. 

Reprodução

Geralmente o macho aceita mais de uma fêmea.

Na Natureza, a faisoa faz o seu ninho no chão entre as folhas.
Na criação doméstica os filhotes devem ser colocados em uma gaiola ou instalação especial, em local seco e bem abrigado ou em uma criadeira com calor artificial.

Logo após nascerem, os filhotes devem receber apenas água limpa e fresca.

Após as primeiras 48 horas de vida as aves devem receber ração inicial de frango e apenas a partir do 28º dia devem receber a ração de crescimento. Após os 150 dias, as fêmeas devem ser alimentadas com ração de postura e os machos destinados à reprodução devem receber ração de crescimento e ambos devem ter frutas e verduras a vontade.

Alimentação

Os faisões alimentam-se basicamente de ração. O sucesso na criação está diretamente relacionado a qualidade e quantidade do alimento fornecido. O faisão além da ração, pode ter uma alimentação bastante variada, desde frutos até insetos, vermes, minhocas, fubá, ovos cozidos, verdura como couve, alface, repolho, etc. As verduras devem ser picadas e colocadas em um choco à parte, depois retiradas para evitar fermentação.

A ave não é exigente para se alimentar nem requer muitos cuidados veterinários. Embora tenha manejo fácil, o faisão passa por uma fase delicada nos primeiros meses de vida. Quando filhote, apresenta-se agressivo e tem hábito de canibalismo sob estresse. Na idade adulta, a ave é mais calma, porém, é bom manter apenas um macho por viveiro, para que não haja brigas na disputa por fêmeas.

MACHO

FÊMEA



CUSTO: R$ 150 é o preço médio da ave
CRIAÇÃO MÍNIMA: um macho e uma fêmea
RETORNO: de um a dois anos
REPRODUÇÃO: fêmeas de algumas variedades põem até 100 ovos por ano


INÍCIO Com mais de 100 variedades de faisão no mercado brasileiro, o criador tem um extenso leque de opções para escolher. Há alternativas mais indicadas para ornamentação –como lady, dourado, canário, nepal, prateado e swinhoe –e outras para corte –como coleira, versicolor, jumbo white e buff. É mais fácil conseguir abatimento nos preços dos exemplares entre fevereiro e abril, período em que a ave troca as penas.

AMBIENTE A ave vive bem em regiões de clima quente. Também é indicado que o viveiro seja instalado em local tranquilo. A movimentação excessiva de pessoas e carros e a proximidade a atividades mais agitadas deixam o faisão estressado e podem prejudicar seu desenvolvimento.

INSTALAÇÕES O criador pode usar sobras como sarrafos de madeira, tela de arame e telhas para baratear a construção do viveiro. O espaço para acomodar cada faisão pode variar de 1,5 metro x 2 metros a 2 metros x 3 metros por faisão, o suficiente para movimentar a longa cauda e evitar que as aves fiquem muito próximas a ponto de se irritarem.

CUIDADOS Rústico e resistente, o faisão não exige muitos cuidados. Mas, como tem o hábito de ciscar, recomenda-se a aplicação de vermífugo duas vezes por ano. Pode-se administrar uma dose em fevereiro, antes que ocorra a troca de penas, e outra em julho, antes da época de postura. O próprio criador pode diluir o medicamento na água ou misturar na ração para dar ao animal. A programação de vacinas segue a mesma tabela das galinhas.

ALIMENTAÇÃO A ave pode receber ração indicada para galinhas ou codornas, que pode ser comprada em lojas de produtos agropecuários. Diariamente, forneça três refeições, incluindo frutas e hortaliças, como complemento alimentício –evite a alface, que, por conter muita água, pode provocar diarreia na ave.

REPRODUÇÃO O acasalamento pode ocorrer a partir do primeiro ou segundo ano de vida, dependendo da variedade, e concentra-se de agosto a janeiro. Poucos meses antes desse período, deixe um macho por viveiro para impedir brigas entre os reprodutores na formação de casais. É possível identificar os sexos desde o terceiro mês de vida.

CHOCADEIRA A criação de faisão necessita de uma chocadeira para manter os ovos aquecidos da postura à eclosão. As fêmeas não são boas mães, apresentando dificuldade para chocar quando criadas em viveiros. Como opção para a compra do equipamento, cujo preço pode superar R$ 800, a galinha caipira e a garnizé podem ser utilizadas como amas. Depois da eclosão dos ovos, transfira os filhotes para criadeiras com aquecimento até iniciar o crescimento das penas, o que leva de 40 a 60 dias.



Nenhum comentário: