Opinião de quem usa as boas práticas de manejo
Gostar do que se faz é muito importante e necessário para que seja bem feito. No manejo de bezerros é preciso se importar com a saúde, a alegria, o aleitamento e a diversão; enfim, com todas as coisas que nós chamamos de vida. Só assim, nós vamos ver os bezerros correndo à tarde, se divertindo uns com os outros e brincando. Traduzindo tudo isso, é preciso gostar dos bezerros e do serviço, para que se tenha bons resultados no manejo empregado. O manejo racional nos aproxima mais dos bezerros e da sua vida, proporcionando informações melhores e mais rápidas sobre suas condições de saúde, para podermos tomar decisões sobre como melhorar a sua vida e a nossa, tornando nosso trabalho mais fácil e mais produtivo.
Maurício Vital – Médico Veterinário e Sócio Proprietário – Fazenda Germânia, Taiaçu-SP
Trabalhar oferecendo carinho, dedicação e amor é muito bom. Colocar este projeto em prática foi maravilhoso e me mostrou o que desde o começo eu já acreditava: que ia dar certo. Além disso, mostrou às outras pessoas que os animais também têm direito ao carinho, amor, cuidados especiais e a oportunidade para brincar e correr. Resumindo: todo animal merece ser feliz.
Planejamento para criação de bezerros
Para ter sucesso no desenvolvimento das boas práticas de manejo de bezerros é necessário organização e planejamento. É importante definir previamente quem assume a responsabilidade pelo manejo dos bezerros, onde este manejo será realizado e quais os recursos necessários para que o trabalho seja bem conduzido.
É fundamental também contar com registros que permitam o melhor controle do rebanho. Por exemplo, é importante conhecer antecipadamente quantos bezerros irão nascer a cada semana; com essa informação é possível fazer previsões sobre as necessidades de espaço, leite e alimentos sólidos (ração e feno), que devem ser disponibilizados aos bezerros.
Com essas medidas será possível definir planos de ação para a solução de problemas mais frequentes e para lidar com situações de emergência.
Preparação da equipe de trabalho
A pessoa que assumir a responsabilidade pelo cuidado com os bezerros deve ter pleno domínio sobre como realizar os manejos iniciais (oferta de colostro, cura do umbigo, separação do bezerro da mãe e pesagem); além de dar continuidade às rotinas de manejo (aleitamento, cuidados sanitários e higienização, dentre outros) e realizar a desmama de forma segura.
Lembre-se! A saúde e a sobrevivência dos bezerros dependem de como o manejo é realizado. É importante que a equipe responsável pelo trabalho esteja consciente da importância de se dar atenção
Organização de instalações e equipamentos
As instalações devem estar localizadas em áreas de fácil acesso e que permitam constante monitoramento, de forma a facilitar os cuidados com os animais.
Os bezerros devem ser alojados em locais limpos, confortáveis e que proporcionem facilidades para que se adaptem as condições climáticas, oferecendo um ambiente sem correntes de ar e umidade, além de boas condições de higiene.
Os bezerros devem ser mantidos em locais arejados, com disponibilidade de sombra, água e alimento de boa qualidade.
É importante dispor de instalações próprias para alojar bezerros fracos ou doentes (baia hospital), de forma a facilitar os cuidados e reduzir os riscos de contágio.
Faça uso de camas para cobrir o piso de galpões e baias. Use de preferência a palha ou capim seco para cobrir o piso dos locais onde os animais serão alojados.
As instalações devem dispor de bebedouros e comedouros com dimensões que proporcionem acesso de todos os bezerros ao mesmo tempo. Atenção especial deve ser dada a altura e profundidade dos mesmos, garantindo que todos animais tenham acesso aos recursos, mesmo quando os níveis de água e alimento estiverem baixos.
Água e alimentos (feno e concentrado) de boa qualidade devem estar sempre disponíveis.
Independentemente dos tipos de instalações adotados, todos eles devem proporcionar condições que permitam a adoção das boas práticas de manejo, assegurando boas condições de saúde e conforto aos bezerros.
ERRADO
DÊ ATENÇÃO A DETALHES NA CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS!
CERTO
CAMA DE BOA QUALIDADE NA ÁREA DE DESCANSO PROPORCIONA MAIOR CONFORTO AOS BEZERROS
Todos os equipamentos, como baldes, bicos, panelas, bebedouros e instrumentos veterinários, devem estar limpos e em boas condições de uso. Guarde-os em um local apropriado (abrigado do sol, com boa ventilação e protegido de insetos).
ERRADO
CERTO
Formação de banco de dados
A formação do banco de dados consiste na coleta e no armazenamento de informações, que serão importantes para o controle e o manejo do rebanho.
Registre diariamente tudo de importante que acontecer com os bezerros como, por exemplo: doenças, aplicações de medicamentos, acidentes, quantidade de alimento ingerido e outros acontecimentos relevantes. Não se esqueça de registrar também o número (ou nome) do bezerro e de sua mãe.
Os registros podem ser feitos em cadernos, agendas, fichas de controle ou no computador. Guarde as informações com cuidado, pois só assim será possível manter um histórico dos acontecimentos na fazenda, que será útil na tomada de decisões sobre o manejo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário