21 de mar. de 2020

Criação de Cateto e Queixada


O cateto e o queixada são pertencentes à mesma família: os tayassuídeos. São muito semelhantes, contudo, o cateto tem um porte menor, com cerca de 25 quilos, 40 centímetros de altura e 95 centímetros de comprimento, além de possuir um colar de pêlos brancos em volta do pescoço. O queixada tem um porte maior, cerca de 35 quilos, 55 centímetros de altura e 1,10 metro de comprimento e ainda possuí uma vasta coleção de pêlos brancos na mandíbula e no focinho (ROCHA, 1998). 
O peso dos animais pode variar muito de acordo com o local em que o animal vive, tendo influência a quantidade de alimento por ele obtido (MORAES, 1992). 
Os tayassuídeos vivem em uma grande variedade de habitats, incluindo regiões de clima árido e florestas tropicais úmidas (DEUTSCH, 1988). Ainda existem controvérsias entre os autores sobre o hábito alimentar dos tayassuídeos, alguns os classificam como onívoros, outros acham a classificação inadequada devido a pouca proporção de material de origem animal encontrado em seu trato digestivo. Devido à sua ampla distribuição geográfica, os tayassuídeos tem uma longa lista de alimentos consumidos. Uma análise dos conteúdos estomacais de 17 catetos que viviam em floresta tropical úmida, no Peru, mostrou que partes reprodutivas de plantas, fragmentos de sementes e frutos representaram 71% do conteúdo estomacal, enquanto as partes vegetativas, pedaços de folhas e colmos constituíram 29%. Havia ainda, traços de alimentos de origem animal, especialmente partes do corpo de insetos. Concluiu-se que o cateto é onívoro, mas que em floresta tropical úmida ele é, predominantemente, frutívoro (MORAES, 1992). 
Cada grupo utiliza uma área de mais ou menos oito quilômetros, sendo a parte central de uso exclusivo do bando e a parte periférica compartilhada com outros grupos. Possui uma glândula dorsal que é utilizada para marcação do território através da sua esfregação em árvores e outros objetos e também para identificação dos membros do grupo (NOGUEIRA FILHO, 1999). 
Em criações intensivas ou semi-intensivas é indispensável a utilização de cercas. Deve existir uma área coberta, que possa ser isolada formando um cambeamento, para um manejo melhor dos animais. A densidade recomendada é de 1 animal por 10 metros quadrados, mantendo a relação de 1 macho para 4 fêmeas. Atualmente, a criação de tayassuídeos tem tendenciado para um sistema extensivo, onde os custos de implantação e manutenção são mais reduzidos. Esse sistema exige grandes extensões de mata, subprodutos acessíveis e pouca pressão de caça e predação natural (MORAES, 1992). 

Figura 8: Cateto ( Tayassu tajacu ) 

Mesmo considerando o fato da carne de cateto e queixada alcançarem preço maiores no mercado, quando comparada com carne de capivara e de jacaré, ainda sim a atividade encontra concorrência com a carne de javali (ROCHA, 1998). 
Ao nascer, o cateto pesa cerca de 500 a 600 gramas, podendo ganhar 300 gramas por semana. No caso do criadouro, a idade de abate é de 1 ano, com peso médio de 22 quilos. Para alimentação, fornece-se ração suína, frutas, raízes e tubérculos (PRADA, 

Figura 9: Queixada ( Tayassu pecari ) 








Nenhum comentário: