CLASSIFICAÇÃO DAS CODORNAS
A codorna pertence à classe das aves e ordem dos Galináceos, família das Faisanidas, subfamilia dos Perdicinae e do gênero Coturnix, existindo grandes quantidades de espécies. As mais conhecidas e difundidas são: a codorna japonesa Coturnix coturnix japonica, a codorna europeia ou selvagem Coturnix coturnix coturnix, a codorna americana conhecida como “Bobwhite Quail” Colinus virginianus, e a codorna chinesa Coturnix adansonii, muito utilizada como ave decorativa e ornamental.
Descrição das espécies
Codorna japonesa (Coturnix coturnix japonica): predomina a plumagem de coloração bege com tonalidades tipo carijó. Entretanto, é normal na criação terem algumas com plumagem de cor branca e mista. É conhecida com uma “máquina” de produzir ovos, pois tem a capacidade de botar 300 ovos por ano. Animal dócil e muito resistente a doenças, de fácil criação e manejo.
Figura 03. Codorna Japonesa (Coturnix coturnix japonica).
Codorna europeia (Coturnix coturnix coturnix): as codornas europeias são aves mais precoces do que as japonesas, sendo uma melhor opção para a criação destinada ao corte. Com 42 dias de vida podem atingir peso de até 270g. Elas apresentam uma postura menor que as japonesas, mas os ovos têm um peso maior, em torno de 13g enquanto os ovos das japonesas pesam 10g. Possuem rendimento de carcaça de 75%. Sua plumagem apresenta diversas cores, variando entre bege, branca, marrom e mista. Predomina a cor tipo carijó. (figura 04).
Figura 04: Codorna Europeia (Coturnix coturnix coturnix).
Codorna chinesa (Coturnix adansonii): a codorna chinesa é criada principalmente como ave ornamental. Sua plumagem é muito variável, tornando-a bastante atraente para o mercado “pet”. É uma ave dócil e fácil de criar, de tamanho pequeno atingindo uma média de 13 centímetros o que a torna ideal para coabitar em viveiro com outras aves. Para identificar o macho, basta observar a plumagem do pescoço que apresenta manchas pretas e brancas. Na cabeça a plumagem é de um tom escuro de azul e a coloração inferior da plumagem um marrom-avermelhado. De baixa postura, seu ovo é menor do que os ovos da japonesa o que diminui a escolha da criação para postura.
Figura 05. Codorna Chinesa (Coturnix adansonii)
Codorna americana (Colinus virginianus): a codorna americana é originária dos Estados Unidos. É também conhecida como Bob White. A sua plumagem é de coloração marrom tipo carijó tendo como destaque as listas brancas na cabeça. Suas penas traseiras são mais alongadas. A Bob White possui dupla aptidão, ou seja, é boa para a produção de carne e ovos, sendo estes bastante utilizados nas agroindústrias para a produção de ovos em conserva em virtude do seu maior tamanho. A casca do seu ovo não possui pigmentação como o da codorna europeia e o da japonesa. Em função desta característica não é aceito pelo consumidor quando vendido in natura. Possui baixa conversão alimentar quando comparada com a linhagem europeia e baixo índice de postura em relação à japonesa.
Figura 06. Codorna Americana (Colinus virginianus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário