15 de fev. de 2018

Criação do Papagaio-Cinzento (Psittacus erithacus)



O papagaio-cinzento ou papagaio-do-congo (Psittacus erithacus) é um papagaio africano, de plumagem predominante cinzenta e cauda vermelha, comum em diversas partes do mundo como animal de estimação, denominado entre o povo Yòrubá de odíde. São animais frugívoros (se alimentam de frutas), sementes, grãos e adoram nozes. Há também a ração comercial específica mais indicada para sua criação em cativeiro que, somadas às frutas, legumes, e alguns grãos, como o girassol, constituem uma alimentação balanceada.

São muito apreciados como animais de estimação, por serem dotados de surpreendente inteligência. São muito falantes e excelentes imitadores de sons.

Características
O papagaio-cinzento ou papagaio-do-congo (Psittacus erithacus) é um papagaio africano, de plumagem predominante cinzenta e cauda vermelha, comum em diversas partes do mundo como animal de estimação, denominado entre o povo Yòrubá de odíde.



São muito apreciados como animais de estimação, por serem dotados de surpreendente inteligência. São muito falantes e excelentes imitadores de sons.

Quando adulto chega a pesar 330g

Alimentação
São animais frugívoros (se alimentam de frutas), sementes, grãos e adoram nozes. Há também a ração comercial específica mais indicada para sua criação em cativeiro que, somadas às frutas, legumes, e alguns grãos, como o girassol, constituem uma alimentação balanceada.

Reprodução
O formato da cabeça e os olhos são diferentes, veja na foto abaixo.

DISTRIBUIÇÃO
África, próximo das regiões equatoriais

DIMENSÕES
Entre 35 e 40 centímetros, aproximadamente

DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS
Não existe diferença na aparência entre os dois sexos. Só é possível distingir entre os machos e as fêmeas, com uma certeza total, através de um exame endoscópico efectuado por um veterinário especializado, sistema ADN, colheita de sangue ou pelas penas.



CARACTERÍSTICA SOCIAIS
Os papagaios do Congo tem uma boa convivência com aves da mesma espécie, mas podem ter um  comportamento, muito agressivo com aves de menor porte e mais frágeis. Por conseguinte, não devem ser criadas num viveiro misto mas antes em casais. Estas aves podem tornar-se extremamente dóceis se forem (parcialmente) domesticadas e ou se habituarem à companhia humana, desde uma idade precoce. Uma característica típica dos papagaios do Congo é a sua preferência nítida por um dos membros da família, em particular, em relação a quem a aves desenvolve laços especiais de afetividade. Esta  pessoa referida não será necessariamente o tratador. Do mesmo modo, a aves pode desenvolver aversão a um ou mais membros da família. Seguramente, não são amigas de toda a gente.

ALOJAMENTO ADEQUADO
Os papagaios do Congo podem ser criados num viveiro ao ar livre dotado de um abrigo noturno que proteja da geada. Não faz sentido colocar muitas plantas num viveiro adaptado para estas aves, uma vez que elas roem as plantas desfazendo-as num ápice. Uma gaiola para papagaios espaçosa com barras horizontais é um outro meio possível de alojamento, desde que, diariamente, se proporcione à aves a oportunidade de distender as pernas e as assas no exterior da gaiola.

ALIMENTAÇÃO
Uma boa gama alimento para papagaio,possivelmente suplementar com um preparado de sais minerais e vitaminas, de um modo geral, serve bem como dieta básica. Pode suplementar esta dieta com fruta e também com de milho verde, jiló e outros legumes. Além disso, deve dar-lhes regularmente galhos frescos de árvores de frutas, para que possam roer. Devem ter sempre acesso a areia.

ATIVIDADE
Os papagaios do Congo são capazes, não apenas de imitar um vasto leque de palavras e de frases, mas também de aprenderem a cantar (partes) de canções. Além disso, conseguem imitar outros sons, desde o miar de gatos até ao som de passos em corredor de soalho. Parcialmente por este motivo, os papagaios do Congo são os papagaios favoritos na procura, sendo tratados como animais de estimação. Os papagaios do Congo gostam de trepar e devem estar permanentemente ocupados e os brinquedos são um excelente investimento. As aves criadas em recinto fechado devem poder tomar um duche diário com água morna.

CRIAÇÃO
Estes papagaios não são os mais fáceis de criar. Um fato importante é a tranquilidade mas também, e acima de tudo, constituem um casal com um bom entendimento mútuo. Um tronco de árvore oco pode ser utilizado como caixa de ninho com uma área média de 30 a 40 centímetros quadrados, aproximadamente, e uma altura de cerca de 70 centímetros. O orifício de entrada deve ter cerca de 12 centímetros de diâmetro. Deve espalhar aparas de madeira ou serradura pelo chão, ou galhos e ou pedaços de madeira apodrecida que as aves possam quebrar e utilizar como material de construção do ninho. Põem em média 
entre três e cinco ovos, que as fêmeas chocam durante um período de 30 dias, aproximadamente. Quando as cria tem entre dois e três meses de vida, surge a plumagem, mas continuam a ser alimentadas e tratadas pelos pais durante um mês ou mais. As criasadquirem a coloração clara da íris quandoatingem a idade aproximada de sete meses. Durante a época de gestação, podem tornar-se temporariamente agressivas em relação ao seu tratador.




Nenhum comentário: