INTRODUÇÃO
Em todo território nacional, a criação de galinhas se tornou uma prática extremamente comum. Até nas grandes cidades, ainda que de forma inadequada, os criadores têm encontrado meios para instalar uma pequena criação para satisfazer suas necessidades na busca por alimento (carne e ovos) ou simplesmente por hobby. Criar galinhas é uma atividade muito prazerosa. Porém, é muito importante que quem a pratica conheça os processos de manejo adequados para que consiga melhores resultados.
As galinhas caipiras tem se mostrado uma fonte inevitável de proteína animal, com excelente sabor e enormes qualidades nutricionais. E já é uma tendência do mercado brasileiro procurar por uma carne diferenciada que satisfaça o desejo das donas de casa e dos grandes restaurantes. E para que a sua carne se torne presente nas mesas dos brasileiros, devemos estabelecer algumas práticas de manejo em sua criação que sejam implementadas pelos avicultores para que o processo de criação transcorra de forma equilibrada, sistemática e rentável.
Embora a criação de aves caipira já faça parte da cultura dos pequenos produtores, a prática dessa atividade não tem dado aos produtores rurais o retorno financeiro necessário para que os mesmos consigam cobrir os gastos com a produção e obviamente auferir algum lucro. Porém, se o conhecimento que colocamos neste manual for devidamente aplicado nas pequenas propriedades, temos plena certeza de que podemos solucionar esse problema e tornar essa atividade em uma excelente fonte de renda para o pequeno produtor.
As aplicações corretas das técnicas de manejo possibilitam aos avicultores desempenhar o serviço necessário em pouco espaço de tempo e, com isso, atender as necessidades das aves sem que atrapalhe o desenvolvimento das outras tarefas habituais na propriedade.
Foi pensando no desenvolvimento da agricultura familiar e conhecendo o potencial de produção diversificada desses produtores que desenvolvemos esse material, que de modo bem simples e eficaz poderá contribuir com os avicultores em seus projetos de criações de aves caipiras.
OBJETIVOS DA CRIAÇÃO
Geralmente, no Brasil, os produtores rurais criam uma variedade muito grande de aves domésticas. Entre elas: marrecos, gansos, patos, perus, codornas, etc.
Para escolher os animais adequados para criação o produtor deve, antes de tudo, saber qual o objetivo de sua atividade: criação para postura, criação para produção de carne, criação mista (carne e ovos) ou ainda, criação de aves ornamentais.
Neste trabalho destacamos a criação de galinhas com objetivo de produção de carne como sendo a atividade principal, em função do maior número de criadores destas aves. Porém, as informações contidas neste manual podem ser aplicadas nos outros seguimentos de criação em virtude da sua similaridade.
PRODUÇÃO DE CARNE
A avicultura brasileira é o setor da cadeia produtiva que vem se destacando de forma excepcional. Os resultados alcançados nos últimos anos colocaram o Brasil em posição de destaque no mercado internacional. Atualmente, estamos em terceiro lugar em produção de aves e em primeiro lugar como exportador de carne de frango do mundo.
Esses números referem-se, particularmente, a produção de frangos comerciais, não havendo no Brasil uma exploração significativa da produção de criação de galinhas caipiras. E é exatamente para preencher essa lacuna, que esse nicho de mercado está sendo desenvolvido e com isso, transformando a vida do homem no interior do Brasil.
Produzir carne de frango caipira tem se mostrado uma atividade bastante rentável e que tem merecido destaque em função da importância social que ela desempenha. A avicultura familiar tem sido beneficiada nesse processo devido os grandes produtores ainda não terem demonstrado interesse comercial por esse produto. A exploração deste setor não chega a 3% do consumo interno de frango industrial.
PRODUÇÃO DE OVOS
Com a produção de ovos não é diferente, a demanda está bem aquecida e a oferta não vem acompanhado na mesma proporção. Existe um mercado consumidor que busca um produto diferenciado e que está disposto a pagar um preço acima do valor dos produtos convencionais.
Diante deste cenário, o produtor rural tem uma possibilidade real de desenvolver um projeto que possa atender a demanda de sua região e, se for o caso, expandir a produção para alcançar os consumidores das cidades vizinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário