7 de out. de 2021

MELHORAMENTO GENÉTICO DA GALINHA CAIPIRA

 

MELHORAMENTO GENÉTICO DA GALINHA CAIPIRA

Os proprietários rurais frequentemente se defrontam com a necessidade de melhorar geneticamente o plantel de galinhas da propriedade. Normalmente, o melhoramento genético e feito com a eventual troca de galos com a vizinhança, o que no melhoramento genético significa uma migração de genes. A migração, com auxilio da seleção subseqüente, pode alterar a freqüência gênica para algumas características. Normalmente, tamanho corporal e produção de ovos. Para efeito desta explanação vamos denominar esse método de convencional, isto é, troca do reprodutor com seleção dos melhores descendentes. Esse método de melhoramento pode ser suficiente para os objetivos do produtor rural enquanto criar galinhas para consumo doméstico. 

Quando se tratar de criações comerciais, é necessário se elaborar um projeto mais apropriado e com maior controle dos dados de produção para se obter mais eficiência e ganho genético. Denominaremos esse método como método industrial. 

ESCOLHA DAS RAÇAS

A escolha correta das raças para formação do plantel é de estrema importância para iniciar um projeto de criação de galinhas. Uma prática muito comum que vem sendo realizado nos pequenos criatórios é a aquisição de aves híbridas para formação do plantel de matrizes. Porém, essas aves não podem cruzar entre si, para que não haja consangüinidade e, consequentemente, a perda de produtividade. A solução é a aquisição de reprodutores de raça pura para fazer o cruzamento entre as aves. 

CRUZAMENTOS

O cruzamento é utilizado para passar parte do potencial genético de uma raça para outra, formando híbridos inter-raciais ou mestiços, os quais podem formar uma população base para depois se proceder a seleção e se forma uma raça diferente. No cruzamento se procura combinar genes de freqüência distinta nas duas populações para as características de interesse. A diversidade entre as raças de galinhas existentes pode fornecer combinações genéticas desejáveis para uma variedade de situações de produção, de manejo e de mercado. Entretanto para utilizar eficientemente os recursos raciais é necessário se planejar os cruzamentos com base no nível de desempenho esperado dos vários sistemas alternativos de cruzamentos. 

CONSANGUINIDADE

Não é interessante para o produtor rural, do ponto de vista da produtividade, fazer os cruzamentos entre as aves com o mesmo parentesco (pai x filha, irmã x irmão e mãe x filhos) esse tipo de atitude leva o plantel a um declínio considerável em termos de ganho de peso, produção de ovos, conversão alimentar e rusticidade.



Nenhum comentário: