27 de ago. de 2015

Raças de Galinha Caipira




A galinha, Gallus gallus domesticus, pertence ao grupo de aves galiformes e fasianídeas, sendo encontrada em todos os continentes do planeta, com mais de 24 bilhões de cabeças.

Introduzida na época do descobrimento do Brasil, originária de quatro ramos genealógicos distintos, o americano, o mediterrâneo, o inglês e o asiático, a galinha caipira, não recebendo as práticas de manejo adequadas, adquiriu resistência a algumas doenças e se tornou adaptada ao clima local.
Através de acasalamentos de todas as formas, inclusive consangüíneos, as galinhas caipiras atuais apresentam semelhanças com as principais raças que as originaram (Andalusian, Buff Plymouth Rock, Silver-Spangled Hamburgs, Australorp, Columbian Wyandottes, Assel, Partridge Plymouth Rock e Brown Leghor). As semelhanças se refletem não somente em termos de plumagem e porte (Fig. 1 a 8), mas também em características de carcaça.
O conhecimento da origem genealógica e das raças de galinhas introduzidas no Brasil permitirá que o criador mantenha as características desejáveis da sua criação, assim como introduzir de maneira ordenada genes capazes de responder positivamente ao manejo e ao planejamento de criação.
 

fig09

Brown Leghorn (inglesa, poedeira de ovos brancos).


 

fig08

Raça Partridge Plymouth Rock (americana, mista, de ovos marrons).



  

fig06

Raça Columbian Wyandottes (americana, mista de ovos marrons).




fig05

Raça Australorp (australiana, corpo intermediário e ovos marrons).





fig04

Raça Buff Plymouth Rock (americana, mista de ovos marrom).




fig02

Raça Andalusian (espanhola, ornamental de ovos brancos).




fig03







Nenhum comentário: